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O pior erro que sua empresa pode cometer!

A imagem de uma empresa é uma das coisas mais imprescindíveis para afirmar a autoridade de uma marca. As pessoas apenas compram produtos ou contratam serviços de empresas que confiam, pois não querem arriscar seu dinheiro sem obter resultados, não é mesmo? 

Por isso, evitar erros te ajudam a construir uma boa visão da marca, fazendo seus consumidores se sentirem seguros não só para aumentar suas vendas, mas para melhorar o seu relacionamento com o cliente, ganhando sua fidelidade. Mas qual erro você deve evitar a todo custo? É o que você vai conferir nesse post!

A escritora, jornalista e cronista brasileira Martha Medeiros, autora de vários trabalhos de sucesso, sendo “Divã” (2002), o mais conhecido romance que originou um filme e uma série de TV, disse 

“A aventura do não domínio. Permitir-se o erro. Não se sacrificar em demasia, já que estamos todos caminhando rumo a um mesmo destino, que não é nada espetacular. É preciso perceber a hora de tirar o pé do acelerador.”

E, como já dizia o ditado: errar é humano. Faz parte do nosso processo de aprendizagem, pois quando erramos, podemos descartar possibilidades sabendo o que não fazer e chegando cada vez mais próximo da resolução correta. Assim, descobrimos o que serve e o que não serve para nós.

Isso se aplica tanto em nossa vida pessoal quanto a profissional. Porém, apesar de errar fazer parte do processo, nunca é demais retomar a atenção e observar também os erros dos outros. Não para julgar, mas para poupar tempo de cometermos as mesmas atitudes que já foram validadas por outros e não se mostraram bem sucedidas.

É por isso que, para construir boas estratégias, é preciso pesquisar sobre cases de sucesso, observar o mercado e, ler bastante sobre o tema para evitar erros que outras empresas já cometeram, evitando perder seu tempo e dinheiro em investidas que não trarão retorno para o seu negócio.

No entanto, pode acontecer de cometemos erros regularmente que não percebemos seja por desatenção ou por negligência. E isso, a longo prazo, pode causar grandes danos para a marca.

Mas qual é o principal erro que você não deve cometer na sua empresa?

Se você acompanha os nossos posts já pode imaginar que estamos falando da comunicação. Sim, a resposta é bem simples e pode te decepcionar, mas se tem uma coisa que não podemos negligenciar é a comunicação com sua Persona. Isso porque a comunicação pode trazer vários benefícios para a empresa como:

  • Bom relacionamento com o cliente demonstrando preocupação em entender o consumidor;
  • Atrair mais visitantes e pessoas que conheçam sua marca, criando uma imagem aberta e comunicativa;
  • Realçar os valores e posicionamento da empresa atraindo atenção para o seu negócio;
  • Aumenta as chances de fidelização do cliente ao se identificar com a posição da empresa transmitindo segurança para o consumidor;
  • Maiores chances de conversão em ações e publicidades específicas além de mais chances em fechamento de vendas.

A Persona é uma das principais ferramentas para que a sua comunicação seja efetiva, por isso, recomendamos  que você baixe o nosso e-book 100% gratuito Guia Completo: Criação de Persona!

Quando não damos a devida atenção ao consumidor, podem haver várias consequências negativas para a empresa. Algumas delas são:

  • Baixa retenção de clientes;
  • Ações e campanhas mais generalizadas;
  • Não conseguir atender as necessidades da Persona;
  • Consumidores não reconhecerem a marca como segura e confiável;
  • Perder oportunidade de vendas para outros concorrentes.

Sendo assim, a comunicação, juntamente com boas estratégias de Marketing e Vendas, são capazes de gerar ótimos resultados em vários aspectos da sua empresa, como citado anteriormente.

Um ótimo exemplo de bons resultados ao adotar uma comunicação mais aberta no seu negócio, é a utilização das redes sociais para conversar com o público, estratégia que tem sido muito utilizada por muitas empresas.

Porém, para que essa estratégia dê certo, é necessário ter em mente uma canal de via de mão dupla. Ouvir, refletir e mostrar empatia sobre o que o seu consumidor fala e por em prática os feedbacks e dicas que forem surgindo. 

Se você não aplica e não demonstra as mudanças que fez com base nos feedbacks que recebeu, sua empresa perde credibilidade e fica mais difícil fidelizar clientes e aumentar as compras, pois o consumidor se sente invalidado e sem voz. 

E é esse o poder da comunicação. Agregar valor chamando a atenção dos usuários, conhecendo bem o seu público e sua Persona, para que as estratégias de conteúdo sejam usadas corretamente.

E, caso você já escreva para a web, mas sente que não vê resultados em seus textos, recomendamos que você leia Por que as suas estratégias de criação de conteúdo não funcionam?

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