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Como criar uma Comunicação Interna efetiva?

Resultados só podem ser efetivos quando as mudanças são feitas de dentro para fora. E cada vez mais tem se tornado importante trabalhar e aprimorar o ambiente interno das empresas para tornar o clima mais amistoso e proporcionar um melhor estilo de vida para os colaboradores, já que é no trabalho que as pessoas passam a maior parte da sua vida.

Muitas empresas têm focado em oferecer um ambiente de trabalho mais leve e convidativo. Porém, para que de fato seja possível proporcionar um lugar onde os colaboradores se sintam à vontade, tenham um maior rendimento e sejam mais felizes ao realizar suas tarefas diárias, é necessário implementar um item imprescindível: a comunicação.

A comunicação é a chave para motivar, incentivar e engajar os colaboradores. Ao abrir um canal de diálogo dentro da empresa é possível observar muitos resultados, tais como:

  • Melhorar o relacionamento entre colaboradores;
  • Aumentar a motivação dos times ao abordar um ambiente transparente;
  • Incentivar o aumento de produtividade ao deixar o colaborador mais feliz dentro de seu ambiente de trabalho;
  • Se sentir mais feliz ao ter voz e poder contribuir com ideias e ações sobre atividades e projetos;
  • Aumentar resultados em áreas de Marketing, Vendas e Atendimento que envolvem diretamente o consumidor;
  • Solidificar a marca ao promover a empresa como um lugar no qual as pessoas gostam de trabalhar e, consequentemente, onde gostam de comprar.

Mas como criar um canal de comunicação interna efetiva dentro da sua empresa?

Separamos 5 dicas para você conseguir atingir todos os benefícios que uma comunicação efetiva pode te proporcionar. Vamos conferir?

 

1. Conheça seus colaboradores

A comunicação é uma atividade que necessariamente envolve mais de uma pessoa. Você não consegue se comunicar sem que haja alguém para te ouvir. E a comunicação efetiva envolve conhecer aquele com que você conversa. Assim, é possível estabelecer uma relação de proximidade e confiança ao conseguir saber como o outro pensa, quais são seus gostos, preferências e direcionar a linguagem e o conteúdo para que atinja o outro de maneira efetiva.

Por isso, desenhe um perfil de seus colaboradores com todas as informações que achar pertinente sobre eles. Faça isso de maneira mais completa e real possível. Assim, na hora de conversar com eles será muito mais fácil de ser entendido e ouvido.

 

2. Defina estratégias concretas

 

Assim como qualquer ação dentro da empresa, a comunicação interna também precisa ser definida a partir de estratégias alcançáveis e bem definidas. É possível direcionar as atividades e medir os resultados e métricas para observar resultados sabendo o que obteve sucesso e o que não deve ser feito. 

Para definir estratégias, observe as dificuldades e demandas internas da empresa, pesquise sobre assuntos e atividades que devem ser implementadas e faça um planejamento que cumpra com as necessidades do seu negócio. 

 

3. Integre os departamentos da empresa

 

Para que suas estratégias sejam definidas de maneira efetiva é importante que além de pesquisar, seja criado um time para que se possa conversar e definir juntos as necessidades de cada departamento, bem como ajudar em diferentes ideias e conteúdos. Reuniões de feedback também são extremamente importantes para que a comunicação possa estar sempre se aprimorando.

 

4. Utilize uma linguagem acessível

 

Para definir uma comunicação interna efetiva é muito importante se preocupar com o tipo de linguagem adotada nos materiais divulgados para a empresa. E quando falamos de materiais, estamos incluindo qualquer tipo de conteúdo escrito que possa ser veiculado pela empresa, como textos, e-mails, documentos e materiais de instrução. 

A linguagem ajuda a compor a identidade de uma empresa, como ela quer ser vista. Para saber que linguagem deve ser adotada é preciso ter bem definido o perfil de seus colaboradores, sabendo equilibrar a maneira com que a empresa quer se comunicar e qual o tipo de tratamento os colaboradores querem ter. É importante saber exatamente o tom que será adotado, porém fuja de clichês e expressões muito generalizadas. 

 

5. Crie um canal de comunicação aberto

 

Assim como a comunicação exige, pelo menos, duas pessoas para de fato existir, ela também precisa ser considerada como uma via de mão dupla. Isso quer dizer que é importante estar preparado e saber como reagir ao ouvir opiniões, críticas e feedbacks. 

Não adianta nada implementar todos os itens acima se você não coletar as informações e de fato, utilizá-las para aprimorar as próximas estratégias de comunicação interna da empresa.

A partir dessas dicas você será capaz de começar a implementar uma estratégia efetiva de comunicação interna na sua empresa e atingir maiores resultados. E se quiser saber mais, leia o nosso post: Saiba como evitar falhas na comunicação da sua empresa.

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