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Criação de conteúdo: estratégias efetivas para a sua empresa

Qual é a importância e os benefícios de uma estratégia de conteúdo? Como inovar na criação de conteúdo da sua empresa? Quais tipos de conteúdos você deve apostar para o ano de 2020? É o que você irá saber a seguir!

O que é conteúdo?

Não sei se você já fez esse questionamento, mas toda vez que ouço a palavra conteúdo imagino uma gama de possibilidades que se encaixam nesse conceito. Então, qual é a definição de conteúdo?

Segundo Ann Handley autora do livro de sucesso Everybody Writes:

Conteúdo não se limita ao texto em novos websites, páginas de produtos, blogs ou newsletters. Conteúdo é essencialmente tudo o que seu consumidor ou ‘prospect’ toca ou interage.

Sendo assim, o conteúdo pode ser textos de blogs, newsletters e e-books, porém não se limita a apenas isso, vai além, abrange todo tipo material que entra em contato com o consumidor, desde propagandas publicitárias em mídias digitais de campanhas até um simples email ou um botão que está em seu site, software ou plataforma online.

Em outro tópico falaremos mais detalhadamente sobre os tipos de materiais existentes para uma estratégia de conteúdo diversificada.

Por que criar conteúdo é tão importante?

O número de empresas competindo entre si vem aumentando e a maneira de se destacar uma das outras é criando materiais que atendam as necessidades dos consumidores, fazendo-os se sentirem especiais e não negligenciados, priorizando a experiência do cliente em todo o seu processo de compra. A partir disso, a comunicação se torna a chave para se destacar no mercado.

Para saber mais sobre a importância da comunicação como estratégia a ser adotada pela sua empresa, recomendamos a leitura de nosso texto: O pior erro que sua empresa pode cometer

A criação de conteúdo é responsável não só para ajudar o cliente a fechar uma venda, por meio de alguma propaganda ou publicidade voltada para a compra, mas também por todo o percurso do consumidor: desde o primeiro contato com o problema que o seu produto ou serviço irá solucionar até depois da finalização da compra, com boas estratégias de pós-venda.

Quais são os benefícios de uma estratégia de criação de conteúdo?

1. Criar uma autoridade digital virando referência no mercado

Ao implementar um bom planejamento de conteúdo, com o tempo, a sua marca começará a ser notada tanto por consumidores quanto por outras empresas do ramo. Ao criar uma estratégia sólida e eficiente de criação de conteúdo você será capaz de se tornar referência no mercado ao falar e oferecer conteúdo rico e exclusivo sobre as dores de seus clientes, se tornando uma empresa na qual os consumidores confiam e os concorrentes se espelham.

2. Conhecer melhor o perfil do cliente ideal da empresa

Para produzir conteúdo de qualidade é necessário, antes de mais nada, conhecer o perfil ideal de cliente da sua empresa, ou seja, a Persona. Ao entender os gostos, desejos e necessidades do seu cliente você é capaz não só de criar estratégias mais precisas e específicas como também aprimorar seus produtos e serviços para atingir mais resultados nas vendas de sua empresa.

Se quiser saber mais sobre o conceito de Persona confira nosso post: Persona, Buyer-Persona e ICP

3. Estabelecer um relacionamento sólido de confiança e lealdade com consumidores

Ao conquistar uma boa autoridade digital, os clientes e potenciais clientes se sentem mais seguros e confiantes na hora de consumir materiais, produtos e serviços da sua marca. Para estabelecer um relacionamento sólido com os consumidores é importante que a empresa seja sempre transparente em suas atitudes e verdadeira em seus valores para que obtenha êxito ao consolidar uma imagem positiva da marca.

 
4. Aumentar as chances de conversão para ações em estratégias de marketing e vendas

 

A criação de conteúdo pode ser utilizada para diferentes finalidades como informar, educar, conscientizar, ensinar e também incentivar o consumidor a tomar decisões como baixar um material rico, fazer um teste grátis de um serviço e, até mesmo, finalizar uma compra. Para que se obtenha sucesso em qualquer um desses objetivos é importante ter um domínio aprofundado de escrita persuasiva alinhado com estratégias muito bem planejadas que vão de encontro tanto com o objetivo da empresa quanto com a realidade dos consumidores.

 

5. Cativar a atenção dos clientes ao aperfeiçoar a comunicação da empresa com uma linguagem padrão e identitária

 

A maneira com que uma pessoa se comunica é capaz de demonstrar muitas informações sobre ela mesma como:

  • classe econômica e social a que pertence ao utilizar palavras mais ou menos populares;
  • regionalidade ao empregar termos e expressões características de determinado estado ou região;
  • idade do falante usando um vocabulário mais próprio e específico e;
  • gostos pessoais ao usufruir gírias e referências da cultura geek, por exemplo.

Conhecendo a Persona de sua empresa e criando conteúdos direcionados para esse público é possível melhorar a comunicação da sua empresa, e encontrar o equilíbrio entre a linguagem que a empresa quer abordar e a linguagem que os seus clientes se identificam.

Tipos de conteúdos para incluir na sua estratégia

Agora que você já conhece os benefícios de incluir uma estratégia de criação de conteúdo para a sua empresa, vamos apresentar algumas soluções de tipos de conteúdo para que você possa fazer seu planejamento estratégico e se destacar no mercado.

Textos para blogs

O mais conhecido e mais tradicional modelo é a criação de textos e artigos para blogs comerciais. Eles são muito úteis para um primeiro contato com o consumidor sobre um assunto ou tema que está tomando conhecimento agora, mas também pode ser utilizado em estratégias de fundo de funil, preparando o consumidor para fechar uma venda.

Os textos para blogs precisam ser preparados utilizando boas práticas de escrita e técnicas de SEO para não só ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, mas principalmente para entregar uma boa experiência para o leitor com um texto de boa legibilidade e responsivo.

E-books e materiais de instrução

Diferente dos blogs, os e-books e materiais de instrução tem como principal proposta oferecer um conteúdo mais rico, completo e extenso para que o leitor que busca informações ou instruções mais específicas sobre um determinado problema possa encontrar soluções mais detalhadas e práticas sobre o assunto.

Nesse tipo de conteúdo é ainda mais importante utilizar recursos gráficos e visuais como imagens, infográficos e diagramação eficiente do material para chamar a atenção do leitor e usar como troca para captar informações de consumidores e gerar leads.

Imagens e infográficos

As imagens são muito importantes para chamar a atenção do consumidor de maneira rápida e eficiente. Esses formatos de conteúdo podem ser muito úteis para estratégias que fujam um pouco do tradicional texto corrido dos blogs e e-books.

Os infográficos geralmente são feitos para informar ou educar o leitor e, seu diferencial, é o uso de pouco texto e maior quantidade de imagens e ilustrações para que torne o processo de entendimento de um determinado tema mais fácil e simples.

Gifs e vídeos

O uso de conteúdos dinâmicos tais como gifs, vídeos e animações são muito bem vindos para estratégias de criação de conteúdo e geram um maior retorno de resultados, pois prendem muito mais a atenção do consumidor do que imagens e textos.

Nesse formato de conteúdo é possível abordar inúmeras estratégias, tais como informar sobre algum acontecimento que envolva o nicho e área de sua empresa, educar sobre um determinado tema que julgar interessante, falar sobre as funcionalidades e benefícios do produto ou serviço que sua marca oferece entre muitas outras possibilidades.

Audiobooks e podcasts

Conteúdos em formato de áudio tem crescido cada vez mais devido a crescente preocupação de criar materiais acessíveis e inclusivos para deficientes físicos, bem como pela questão da facilidade de se ouvir um conteúdo enquanto realiza outras atividades do que, por exemplo, ter que dedicar completa e total atenção para ler um texto escrito extenso.

Então, uma boa maneira de incrementar suas estratégias de produção de conteúdo é oferecer audiobooks sobre temas pertinentes, propor debates e chamar convidados para realizar podcasts e, até mesmo, disponibilizar uma versão em áudio de textos de blogs e outros conteúdos escritos.

Para criar conteúdos de qualidade e que atinjam o público de maneira efetiva é muito importante pesquisar sobre assuntos e temas que de fato sejam relevantes para seus consumidores e estar sempre monitorando os resultados das campanhas e atividades realizadas pela empresa.

Além disso, é preciso um constante trabalho de aprimoramento e integração das várias estratégias de conteúdo para que elas trabalhem em conjunto e possam oferecer bons resultados, seja no fortalecimento da marca, no relacionamento com a Persona e/ou até mesmo no fechamento de vendas.

E se você já começou a colocar em prática as suas estratégias de criação de conteúdo, porém não tem conseguido observar resultados, sugerimos que confira nosso post: Por que as suas estratégias de criação de conteúdo não funcionam?

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