ABOUT TO REACH

Langue

Dia do Revisor – o profissional necessário para seu time

Dia 28 de Março é comemorado o dia do revisor, um profissional extremamente importante, mas pouco reconhecido. Os revisores são os responsáveis por revisar conteúdos como imagens e textos, em busca de erros, seja de sintaxe, ortografia ou pontuação.

Muitas empresas que trabalham com produção de conteúdos não têm um profissional capacitado e qualificado para fazer as revisões de seus materiais. Mas qual é a importância de ter esse colaborador no seu time? Saiba quais são os resultados atingidos ao incluir esse profissional no seu negócio.

O que é ser um revisor?

A professora Risoleide Rosa Freire de Oliveira, especializada em Linguística Aplicada diz que:

“A revisão de textos constitui uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presentes em várias instâncias da vida humana, como trabalhos escolares e acadêmicos, jornalísticos e publicitários, jurídicos e legislativos, em âmbito público…”. 

Sendo assim, o revisor se dedica a corrigir e aprimorar qualquer tipo de texto de acordo com os conhecimentos linguísticos de sua língua, tem conhecimento acerca da morfologia, sintaxe, semântica, pragmática e o discurso.

Se quiser saber mais sobre esses conhecimento, leia o nosso post: O que é a Linguística?

O revisor não realiza apenas uma mecânica correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a ser aperfeiçoado. Ser revisor é muito mais que apenas corrigir textos mal escritos, mas sim estar atento a todas as variedades linguísticas que a língua possuiEsses profissionais podem transformar desde meras palavras aqui e ali, até parágrafos inteiros, editando-os e enriquecendo-os com a inserção de novos vocábulos. 

Qual é a importância do trabalho do revisor?

Por causa das ferramentas virtuais de correção de textos, muitas empresas acham que esse tipo de profissão está obsoleta. No entanto, essas plataformas estão longe de preencherem a lacuna deixada pela ausência de revisores e sempre apresentam alguns erros principalmente ao que concerne a parte discursiva. Os softwares ainda não são capazes de entender a complexa estrutura social e cultural que está presente indiretamente nos textos e, consequentemente, na linguagem. Porém o revisor sabe.  

É por isso que o trabalho do revisor é muita das vezes mais demorado. O revisor precisa observar não só detalhes pequenos como vírgulas, pontos e acentos, mas também o sentido do texto, a coerência, as variedades linguísticas, o contexto e entre outros fatores. O revisor de textos é o profissional responsável por corrigir e ajustar as imperfeições encontradas em um texto, o que inclui estar atento a elementos de coesão e de coerência, regras de gramática e a construção textual como um todo considerando condições de produção, circulação e recepção. 

Sendo assim, nem sempre um bom revisor é aquele que termina seu trabalho rapidamente mas sim aquele que o faz de maneira eficiente. Por isso, listamos alguns dos benefícios desses profissionais para as empresas são:  

  • Evitar textos que apresentam erros de digitação e gramática, não comprometendo a imagem da empresa;
  • Assegurar a qualidade dos conteúdos em seus resultados finais, pois o revisor sabe identificar os usos linguísticos e textuais mais adequados para cada formato sejam textos educativos, informativos, comerciais entre outros;
  • Prevenir erros de coesão e coerência que podem deixar o leitor confuso e comprometer a experiência do consumidor com o texto;
  • Ajudar a produzir um material mais rico e que converse com o seu público de maneira mais eficiente, porque os revisores saber se adaptar e aprimorar constantemente a escrita de acordo com a demanda;
  • Evitar falhas no desempenho das estratégias de Marketing da empresa, mantendo a credibilidade da marca positiva.

Qual é o processo de revisão de um texto?

O processo de revisão é um pouco demorado dependendo da demanda, pois existem etapas que o revisor define para que não hajam erros no material final. Sendo assim, o preparamento do texto se dá, normalmente, em três etapas:

  1. Inicialmente, o revisor faz uma leitura generalizada do texto, observando e anotando o que precisa ser melhorado no texto; 
  2. Logo em seguida são marcados: erros gramaticais, de coesão e a coerência. Feito isso é colocar a mão na massa e corrigir os pontos marcados no texto;
  3. Por último, é ajustada a diagramação do texto como espaçamento, fonte, margem e muitos outros requisitos que dependem do tipo de conteúdo que está sendo revisado, seja um texto para blog, um ebook, um vídeo etc.

Essas etapas podem aumentar, ou até mesmo diminuir, dependendo do tipo de material e do processo adotado pelo revisor. 

Áreas de atuação

O revisor atua normalmente em empresas jornalísticas e nas editoras, preparando o texto até que ele se transforme em sua versão final, pronta para ser publicada. Além disso, ele também pode realizar a revisão de pesquisas acadêmicas como correções de TCC’s, iniciações científicas e entre outros.

No entanto, a revisão não se prende apenas na parte de editoração e acadêmica. Ela é um processo importante em praticamente todos os tipos de produção de conteúdo possível, tais como:

  • Conteúdos para internet como textos para blog, redes sociais, e-books, email marketing etc;
  • Revisão de legendas em vídeos;
  • Revisão de traduções em outros idiomas como Inglês, Espanhol, Francês etc. 
  • Materiais de instruções sobre produtos ou serviços para empresas, colaboradores e clientes;
  • Materiais de ensino como livros didáticos;
  • Cartilhas e quaisquer outros tipos de conteúdos que possuam texto escrito.

O papel do revisor é extremamente importante para empresas que trabalham direta e indiretamente com conteúdo, pois esses profissionais sabem aproximar o clientes para sua empresa. Assim, os benefícios de ter um revisor na equipe da empresa são enormes como:

  • Melhorar a experiência do consumidor ao ler materiais da empresa;
  • Oferecer textos e conteúdos mais ricos, completos e especializados na demanda da empresa;
  • Proporcionar um maior número de conversões em CTAs, direcionando a escrita com gatilhos mentais e outros recursos linguísticos;
  • Garantir maior autoridade da marca nas mídias digitais ao produzir conteúdos de qualidade se tornando referência no mercado;

Sendo assim, por mais que as correções tecnológicas tem aumentando, nós da Langue optamos em contar com os trabalhos de um revisor, pois é o profissional mais capacitado para a revisão de textos por: ter embasamentos teóricos para corrigir textos; compreender sobre as variedades linguísticas que existem na língua; estar atentos sobre as mudanças na gramática; e nos ajuda a ter ainda mais aproximação com o nosso público construindo uma escrita direcionada especificamente para o nosso público. 

Leave Your Comment