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CORONAVÍRUS: Melhore a sua comunicação imediatamente!

Tem muita gente que não aguenta mais falar em Coronavírus, e talvez você seja uma dessas pessoas. E ao invés de continuarmos a bater nesta tecla, vamos fazer dessa quarentena a oportunidade perfeita para ajudar a sua empresa a se manter e de quebra se destacar em meio a esse caos.

 A comunicação é a ponte entre todos os seres humanos, sejam eles seu clientes, parceiros ou colaboradores. E agora que a maioria de nós estamos tendo que trabalhar uns distantes dos outros, é que as empresas começaram, ou pelo menos deveriam ter começado, a dar o devido valor a comunicação.

Se até ontem todos os seus esforços estavam somente voltados para questões como Vendas, Marketing, Gestão Ágil e/ou liderança, chegou a hora de pensarmos porquê você precisa melhorar a sua comunicação imediatamente.

Vamos lá?

Organização

Trabalhar em casa não é tarefa fácil para muitos. Só por meio de muita comunicação é possível manter um cronograma de tarefas e atividades organizado, bem como manter toda a equipe informada e em sintonia. 

Por isso, é necessário que você mantenha constância em todas as etapas comunicacionais dos seus planejamentos.  Agora é hora de se adaptar e trazer a rotina da empresa para fora dela. 

Durante reuniões, rodadas de feedbacks ou repasse de tarefas, você precisa ser o mais claro e objetivo possível, assim será possível evitar ruídos na comunicação, retrabalhos e impedir desorganização em várias etapas e setores.

Organize seus horários juntamente com o horários de todos da equipe, roteirize tudo aquilo que precisa informar ou quais informações precisa colher. Você pode separar os assuntos em temas chaves e as atividades em ordem de importância e necessidade, e se possível divida esses repasses em etapas ou em mais de um encontro – virtual é claro. 

Relacionamento

Se você quer manter um bom relacionamento com o cliente e com os seus colaboradores, você precisa melhorar a sua comunicação levando em consideração dois fatores fundamentais: falar a mesma língua e utilizar os meios de comunicação mais eficazes para isso.

Nunca foi tão importante, como nesse momento de crise geral, conhecer a fundo aqueles que trabalham para e com você e as pessoas que querem ou já compram de você. A baixa nas vendas, a necessidade de se organizar à distância e a iminência de algumas demissões não são problemas de uma ou outra empresa. É por isso que você precisa melhorar a sua comunicação imediatamente. 

Melhorar a comunicação com o seu cliente é fundamental para que ele perceba mais do que nunca o valor na sua solução e não esqueça da sua marca. Assim, ele se lembrará de você após a recuperação do atual cenário mundial.

A comunicação também é necessária com seus colaboradores. Eles precisam confiar em você e no seu negócio para te ajudar a se manter de pé. É importante que eles saibam que fazem parte disso e que você não medirá esforços para ajudá-los a te ajudar.

Ou seja, agora é a hora de você estudar a sua Persona com afinco e conhecer intimamente as pessoas que estão trabalhando com você. Entenda suas características linguísticas, com qual tipo de escrita mais se sentem familiarizados, quais são os discursos que mais passam credibilidade, se falam gírias, se tem preferência por um ou outro tipo de meio de comunicação, se preferem vídeos, textos, imagens ou gráficos. Descubra exatamente aquilo que os tocam.

Saiba como criar uma Persona para a sua empresa no nosso post: Como construir sua Persona em apenas 4 passos.

Você pode dominar todas as ferramentas de comunicação, deter todo o conhecimento técnico sobre processos ou sobre o seu produto, mas se você não conseguir fazer a mensagem chegar do outro lado, todos os seus esforços serão em vão.

E isso nos leva ao próximo tópico.

Feedback

E por último, mas não menos importante, a sua comunicação só será efetiva por completo se você fomentar o feedback geral. Não basta se organizar e falar a língua da pessoa com a qual você está tentando manter um contato, se isso tudo não fizer parte de uma via de mão dupla.

Pergunte e pergunte muito. Abra espaço para que novas vozes sejam ouvidas. A lição mais importante que podemos tirar de momentos tão inesperados ou incertos como esse, é que a tentativa dá brecha para acertos. 

Fomos todos pegos de surpresas, tínhamos planos traçados para o mês que vem, para o semestre que vem, para o ano que vem e de repente a maioria deles não irão se concretizar, então essa é a hora de testar.

Teste novos canais de comunicação, experimente novos meios de colher e pedir feedback, analise o seu discurso de vendas, peça opiniões sobre o seu produto, sobre os seus processos, sobre seus líderes, sobre a organização da sua empresa, sobre como se destacar agora ou no futuro, o que podem e como podem melhorar… As possibilidades são infinitas.

Empresas são feitas de pessoas e pessoas são feitas de afeto e confiança. A comunicação é sempre ponte, não podemos esquecer disso. Por isso, nesse momento tão importante, converse com a sua equipe, utilize a comunicação para se organizarem melhor, trabalharem melhor e se conhecerem melhor! 

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