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Datas comemorativas e estratégias para a sua empresa

Datas comemorativas e estratégias para a sua empresa

A Páscoa está chegando e com ela vem as comemorações, chocolates e oportunidades de vendas para diversas empresas. Mas se você acha que essas oportunidades só servem para marcas de chocolate, você está muito enganado.

A seguir você verá maneiras de aproveitar as datas comemorativas para as suas estratégias de comunicação na sua empresa!

Datas Comemorativas

Páscoa, dia dos namorados, Dia das mães e outras que virão, é um momento propicio para as pessoas comprarem algo. Empresas e marcas que tem esses itens com esse produto são as grandes felizardas quando chegamos nessa época do ano. Porém, também é possível aproveitar as datas comemorativas como uma oportunidade para que você possa atrair a atenção do seu público.

No Brasil, temos muitas datas comemorativas e feriados que você pode utilizar como oportunidade para alavancar seu negócio. Obviamente não é qualquer data que servirá para o seu nicho de empresa, por isso é importante saber qual abordagem tomar nesse tipo de estratégia.

Vamos tomar como exemplo a Langue. Somos uma startup que oferece serviços para empresas que querem melhorar sua comunicação escrita. Pensando nisso, nosso serviço não tem nada a ver chocolate então é quase impossível criar um conteúdo bom e relevante para os nossos clientes a partir disso. No entanto, a pouco tempo tivemos o Dia do Revisor, comemorado no dia 28 de março.

Como a Langue trabalha com comunicação escrita, essa data é muito mais pertinente e útil para nós, pois envolve tanto os nossos clientes, que pagam por esse serviço e às vezes não sabem de sua importância, como também para a nossa rede de prestadores que realizam os serviços para nós e que produzem, revisam e traduzem os materiais em nossa plataforma.

Pensando nisso, resolvemos fazer um blog post sobre quem é esse profissional e quais são suas funções e benefícios de se ter no time. Se você quiser dar uma conferida nesse post em questão, acesse:

A partir disso, nós geramos valor tanto para os nossos clientes quanto para os nossos colabores e conseguimos produzir um conteúdo um pouco mais diferenciado do que os que são feitos normalmente.

Como implementar datas comemorativas em suas estratégias?

Faça pesquisas e defina um plano

Antes de mais nada é preciso sentar e começar a pesquisar sobre as datas comemorativas mais importantes e que possam ser relevantes para a sua empresa. Mapeie as datas que considerar mais relevantes e anote em um calendário. A partir disso, você já pode começar a criar um plano de ação voltado para cada uma dessas datas. Você deve se perguntar: essa data pode ser melhor aproveitada se eu fizer um vídeo explicativo? Ou talvez seja mais relevante eu criar um texto para o blog? Ou ainda, será que com essa data eu não consigo criar uma promoção por tempo limitado para os meus clientes?

Anote todas as ideias que você for tendo nesse primeiro momento para desenvolver futuramente um plano bem estruturado de ações conjuntas com o time de marketing e, até mesmo, com o time de vendas.

Observe a relevância do conteúdo

Depois de mapear todas as datas comemorativas é importante fazer uma análise mais profunda sobre a relevância de cada uma delas para a sua empresa e o nicho de mercado em que ela atua. Esteja sempre se questionando: eu consigo definir uma relação relevante entre essa data e o tipo de produto/serviço que ofereço? Essa data pode ser associada com a área de mercado que minha empresa atua?

Por exemplo, no dia 21 de abril, é comemorado o Dia do Metalúrgico. Obviamente que para uma empresa de contabilidade, essa data não é muito relevante, pois seu público alvo e seu nicho de mercado não são voltados para a área dos metalúrgicos. No entanto, já no Dia do Contador, 22 de setembro, é possível criar um conteúdo sobre os benefícios de se ter esse profissional e atrair novos clientes para conhecer sua empresa através de propagandas pagas nas redes sociais, por exemplo. São diversas possibilidades de aproveitar esse tipo de oportunidade.

Conheça o seu público

Tudo o que sua empresa faz deve ter como principal objetivo agradar o público. Então, antes de produzir qualquer tipo de conteúdo pense se isso será interessante para a sua audiência. Pergunte-se: porque isso deve interessar o meu consumidor? Estou deixando claro o meu ponto de vista? O que ele pode fazer com essas informações?

Para conseguir essas informações sobre o seu público é importante que você tenha bem desenhada a sua Persona para saber seus gostos, interesses e dores que podem ser solucionados pela sua empresa. Se quiser saber mais sobre o que é e como criar a sua Persona, baixe o nosso e-book gratuito: Guia completo: Criação de Persona. (fazer uma imagem de propaganda e que direcione para a landing page)


Tipos de conteúdos que você pode utilizar


Para estabelecer uma autoridade digital sólida é preciso não só produzir conteúdo de qualidade, mas também conteúdo diferenciado para que mantenha sua audiência interessada em sua marca. Ao desenhar um planejamento, é importante ver de quais maneiras você pode abordar esses assuntos nos canais de comunicação da sua empresa. Então separamos alguns tipos de conteúdos que você pode utilizar na hora de montar a sua estratégia.

Blog Posts


Blog posts, como esse que você está lendo agora, são muito úteis para diversos tipos de estratégias digitais. Porém, independente do formato do conteúdo, é importante que você traga um assunto relevante e de qualidade para o seu público.

Se, por exemplo, temos uma editora de livros e o Dia Internacional do Livro está chegando, é possível fazer um texto informativo sobre como é o processo de criação de um livro. Ou então fazer um texto educativo sobre qual é o processo de edição para publicação de livros. Dessa maneira, é possível cativar o seu público trazendo um conteúdo interessante e diferenciado para a empresa.

Posts em redes sociais

As redes sociais são ótimas para deixar sua marca conhecida graças ao engajamento que seus seguidores podem proporcionar com curtidas e compartilhamentos. E para esse tipo de formato, é importante que você crie um conteúdo que proporcione valor e atraia a atenção de seus consumidores. Se for uma data comemorativa de alguma figura importante, você pode fazer uma citação do mesmo, ou então dar dicas sobre como aproveitar um feriadão prolongado, por exemplo.

No entanto, não se esqueça! É importante pesquisar antes se esse tipo de conteúdo funciona para a sua empresa e se é relevante e útil para seus consumidores. Caso contrário, você estará jogando fora o seu tempo e dinheiro em estratégias que não irão gerar nenhum resultado.

Fazer promoções

Uma boa maneira de aumentar as vendas é realizar promoções e descontos em cima de produtos, serviços e materiais que o seu negócio oferece. Se você vende cursos online, é possível disponibilizar gratuitamente as primeiras aulas como uma amostra grátis; se o seu produto é um software ofereça um desconto nos primeiros meses de assinatura e assim por diante.

O Dia do Consumidor é uma data muito bem aproveitada por diversas empresas e ótima para chamar a atenção de consumidores. Muitas empresas oferecem promoções de seus produtos e serviços nessa data e, algumas até mesmo estendem a promoção para até uma semana chamando de Semana do Consumidor.

No entanto, é importante tomar muito cuidado nesse tipo de estratégia. Você deve enfatizar para o consumidor que essa promoção é um evento único e que não irá se repetir novamente, induzindo-o a realizar a compra, caso contrário ficará sem esse benefício, causando um necessidade de urgência para fechar a compra.

Webinars e Podcasts

Webinars e Podcasts são formatos de conteúdo que têm crescido exponencialmente nos últimos tempos. Isso porque proporcionam um tipo de discussão mais informal e que possibilita a maior participação do público a quem esses conteúdos são destinados. É muito mais fácil poder refletir sobre um determinado assunto quando você pode comentar ao vivo em webinars e lives ou então ouvir a opinião de outros profissionais em podcasts.

 

As datas comemorativas, quando bem aproveitadas, podem servir de temas para esses formatos de conteúdo. Por exemplo, se temos uma empresa de tecnologia que automatiza processos de um determinado ramo, é possível utilizar o Dia do Trabalhador para realizar uma discussão em um webinar ou disponibilizar um podcast debatendo se existem ou não profissões que se tornarão obsoletas. 

 

Os benefícios de implementar as datas comemorativas em suas estratégias digitais é poder trazer um conteúdo diferenciado para a sua marca, atraindo a atenção dos consumidores e aumentando a autoridade da empresa. O conteúdo, em conjunto com outras técnicas de marketing e vendas, irão destacar o seu negócio no mercado se diferenciando dos concorrentes e melhorando o seu relacionamento com clientes, parceiros e até mesmo colaboradores. 

 

Se quiser saber mais sobre outras maneiras de melhorar a comunicação com seus clientes acesse nosso post:

 

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