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Storytelling: a ferramenta para melhorar resultados

O storytelling é uma ferramenta muito útil não apenas para se comunicar melhor, mas para aumentar as vendas do seu negócio, fidelizar clientes e se destacar no mercado. Mas como o simples ato de contar histórias pode gerar esses resultados?  É o que você vai ver nesse texto!

O que é Storytelling?

Para começar do começo (risos), STORY significa história e TELLING significa contar. Mas o storytelling é mais do que simplesmente contar uma história, é contar qualquer história como se fosse A história. 

O storytelling se vale de um conjunto de técnicas utilizadas por roteiristas e escritores para que transmitam suas ideias, mensagens e histórias de um jeito memorável!

Essa ferramenta começou a ser mais utilizada por empresas nos últimos anos para ajudar redatores e criadores de conteúdo a desenvolver uma boa experiência para o consumidor através do ato de contar uma história.

Vantagens do Storytelling

O storytelling pode parecer algo bobo e até mesmo sem grande importância para a maioria das empresas. Afinal, porque gastar tempo e dinheiro com textos, sendo que existem outras áreas da empresa como a vendas e o comercial que demandam mais atenção e são as que trazem resultados.

De fato, muitos acreditam que os esforços direcionados na criação de conteúdo e desenvolvimento de uma escrita criativa são uma verdadeira perda de tempo. Não trazem nenhum lucro, apenas gastos.

No entanto, vou te explicar porque essas afirmações não são verdadeiras. 

A escrita é o meio pelo qual a sua marca irá se comunicar com a sua empresa. E, se não há uma boa escrita, não há comunicação. 

Você pode dizer que a sua empresa se vira bem sem tudo isso. E tenho certeza que sim. Mas você não gostaria de mais do que “se virar bem”?

Quando a comunicação é adotada e recebe a devida prioridade dentro da empresa, alguns dos resultados são:

  • Se destacar no mercado: por meio de técnicas linguísticas e comunicacionais é possível criar uma identidade comunicacional. Criando assim autenticidade e se diferenciando dos concorrentes, aumentando sua autoridade e consequentemente adquirindo mais clientes;
  • Aumentar as vendas: quando a comunicação é efetiva os clientes conseguem entender melhor a proposta de seus produtos e serviços bem como enxergam o verdadeiro valor e necessidade em adquirir esses itens;
  • Fidelizar clientes: um dos maiores desafios é tornar clientes únicos em clientes recorrentes. E através de técnicas como storytelling, é possível fazer com que o consumidor crie laços e sentimentos com a marca, se tornando não só um cliente assíduo como um propagador da sua empresa.

Se quiser saber mais sobre Identidade Comunicacional, sugerimos que leia nosso post Identidade Corporativa: Voz, Tom e Linguagem.

Como contar uma boa história?

Se o storytelling é a arte de contar histórias então é importante que se saiba como contar uma boa história. 

Para se tornar um storyteller que sabe contar, desenvolver ou adaptar ideias com maestria, você precisa de elementos específicos. São eles:

  • Personagem
  • Ambiente
  • Conflito
  • Mensagem

1. Personagem

Toda história precisa ter um personagem, seja ele humano ou não. 

Pode ser uma terceira pessoa, uma marca, uma empresa, um produto ou você mesmo. É ele quem irá percorrer toda a jornada da sua história e nessa jornada ele sempre precisará passar por uma transformação para que a sua mensagem seja passada.

2. Ambiente

Toda jornada, evento e história precisa ter um local de acontecimento, certo?

Independente de qualquer que seja o seu, descreva-o da maneira mais contagiante que puder e de acordo com a importância que ele tiver, mas sempre fazendo com que o leitor consiga visualizar e, portanto, vivenciar mais facilmente a sua história.

3. Conflito

Como todos nós sabemos, as histórias que mais atraem são aquelas que possuem algum conflito, porque só assim o leitor ficará interessado em acompanhar o desenrolar dessa trama, ou seja, o motivo pelo qual o personagem será motivado a percorrer toda a história.

Lembre-se que conflitos fáceis demais ou mirabolantes demais despertam pouco interesse!

4. Mensagem

A mensagem central de toda história precisa ser forte, surtir efeito em quem a lê, seja um aprendizado, um choque, uma indignação, uma surpresa ou uma reflexão.

A ideia é que essa mensagem marque a vida de quem a lê, que gere algum tipo de transformação em seu modo pensar, de se relacionar ou de ver determinadas situações/acontecimentos/pessoas.

Pixar Storytelling

O Pixar Storytelling é uma ferramenta criada pelo estúdio de animação Pixar para estruturar a narrativa de suas histórias. 

Muito utilizada por desenvolvedores UX, o Pixar Storytelling serve principalmente para:

  1. Deixar claro para um time sobre os valores do produto que vende;
  2. Utilizar como base para ter em mente os ideais que a empresa deseja transmitir ao desenvolver suas histórias.

Para aplicar esse conceito, basta seguir o modelo a seguir, preenchendo as lacunas com as informações que estão entre parênteses.

Vamos ver essa técnica na prática, utilizando o exemplo do Airbnb:

Era uma vez um casal de artistas de Campinas, São Paulo, que moravam em uma linda casa com um chalezinho nos fundos. Todos os dias, eles se separavam para trabalhar e pagar o financiamento da casa. Um certo dia, eles descobriram a possibilidade de ganhar um dinheiro extra alugando o chalé. Por causa disso, eles conseguiram pagar o financiamento mais rápido e economizar um dinheiro para se aposentar. Por causa disso, eles passaram a gastar menos tempo trabalhando e a passar mais tempo juntos. Até que finalmente, eles se aposentaram e viveram a vida que sempre sonharam.

 

Simples, não é mesmo?

Você pode adicionar outras perguntas para serem respondidas. Se atente aos pontos principais do modelo original e faça as adequações necessárias de acordo com a sua realidade. 

Mas porque usar essa ferramenta? 

O Pixar Storytelling irá te ajudar a definir um caminho de escrita ao traçar um objetivo de escrita que o redator deve seguir. Essa ferramenta deve servir de base para construir seus conteúdos, sempre tendo em mente o porquê e para quem está escrevendo se se distanciar dos ideais e valores da marca.  

O Storytelling é uma ferramenta muito importante para que você possa estabelecer uma comunicação efetiva e atingir maiores resultados na sua empresa, trazendo sentido à trajetória através da narração e mantendo a atenção do leitor.

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