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Como melhorar suas apresentações corporativas

Desde que nos conhecemos por gente, fazemos apresentações na escola, na faculdade e no trabalho não seria diferente. E a comunicação é a chave fundamental para que, em apresentações corporativas, seja possível entender, compreender e conversar com outro indivíduo.

Uma boa comunicação faz com que a outra pessoa se sinta compreendida e acolhida.

Você sabia que além de conhecer o seu cliente ou colaborador, uma comunicação efetiva te ajuda ainda mais em suas vendas?

E uma boa maneira de atingir esses e outros resultados é desenvolvendo boas apresentações corporativas. 

Quando não há uma boa comunicação, ou seja, quando não há uma boa apresentação, além de sua empresa não ser compreendida, também não conseguirá se destacar no mercado. 

Segundo uma pesquisa feita pela “State of The Art Presentations” – SOAP

81% dos profissionais acreditam que apresentações ruins podem prejudicar a trajetória profissional. 

 

Nesse texto você verá quais são os benefícios de melhorar suas apresentações corporativas e o que considerar na hora de se preparar .

Apresentações são de extrema importância para mostrar seu serviço, produto e tudo aquilo que sua empresa faz bem como alinhar valores e conhecimentos com colaboradores, times e diretorias.

Você sabe o que é Pitch?

Antes de mais nada vamos falar sobre Pitch. Você sabe o que é? 

Pitch nada mais que uma apresentação resumida do seu negócio, contendo informações precisas e essenciais. 

Existem diversos estilos de Pitch e cada um tem seu propósito e estrutura diferente. As apresentações variam entre 30 segundos a 5 minutos. 

Caso queira saber mais sobre cada um desses modelos e como construir um bom pitch, recomendamos que você leia o nosso Pitch: dicas práticas e simples para melhorar suas apresentações.

A seguir, você saberá o que considerar ao estruturar apresentações corporativas, sejam elas para um cliente, para um auditório lotado e até mesmo para seus colaboradores e diretores.

Como montar uma boa apresentação corporativa?

Boas práticas escritas são aplicáveis em diferentes contextos.

As apresentações corporativas possuem regras que mantém a sua estrutura funcionando e proporciona bons resultados. 

No entanto, é sempre interessante saber direcionar essas práticas tendo em mente as suas intenções com esse texto e adaptar de acordo com as suas necessidades como:

  • Persuadir um potencial cliente a comprar um produto ou serviço;
  • Fazer uma reunião de mensuração de resultados de um projeto com o time ou até mesmo;
  • Apresentações para diretores e outras pessoas de cargos C-level.  

Apresentaremos dicas que funcionam como base para estruturar uma boa apresentação, mas será necessário saber reconhecer suas reais finalidades e objetivos para conseguir resultados cada vez melhores.

Vejamos algumas dicas de como melhorar suas apresentações:

1. Conheça sua audiência

Primeiro de tudo: conheça e saiba quem será a sua audiência.

Se a sua apresentação for para seus colaboradores, a postura diante deles será diferente e o modo como você irá conduzir a apresentação também, pois certamente você já os conhece.

No entanto, se a sua apresentação for para um cliente ou para CEOs no intuito de divulgar e mostrar o seu produto, você precisará estudá-los e conhecê-los, pois a sua postura diante dessas pessoas precisa ser diferente. 

Além disso, não fique “enchendo linguiça”, seja direto e objetivo. 

Não adianta trazer algo de fora que nem você compreende para passar uma imagem de que entende sobre o assunto, pois isso vai deixar sua audiência confusa. 

Seja claro e foque naquilo que está em sua apresentação e no que o seu público quer ouvir. 

2. Faça um roteiro

Parece bobo, mas o roteiro é essencial para que você não fique perdido em sua apresentação. 

Não dependa de improvisos para apresentar. Se planeje e estruture o que vai falar.

Além de ficar estruturado tudo aquilo que será falado, o roteiro ajudará a não ler o seu slide, mostrando menos o seu nervosismo e passando ainda mais credibilidade. 

Organize seu roteiro da forma que quiser, seja nas suas anotações do celular ou no Word e utilize-o como base para montar seus slides.

3. Estude o que será apresentado

Ao se apresentar para sua empresa/colaboradores, CEOs ou clientes demonstre conhecimento sobre o que está sendo apresentado, ou seja, estude e ensaie aquilo que vai falar.

Não seja uma pessoa que não entende o que está sendo falado, ao contrário: demonstre conhecimento e assim passará confiança para sua audiência.

Por isso, em uma apresentação para um possível cliente, por exemplo, é necessário entender sobre o produto que está sendo proposto e conhecer os argumentos, vivências e desejos desse cliente.

Assim, você passará credibilidade naquilo que está sendo falado, fazendo despertar interesses em quem está o assistido e aumentando as chances de fechar uma venda, por exemplo.

4. Esteja preparado para perguntas

Na sua apresentação esteja preparado para responder as perguntas.

Dominar a sua apresentação atrairá olhares interessados para sua apresentação e produto e demonstrará preparo, confiança e autoridade sobre o que estiver falando. 

Mapeie todas as perguntas que podem surgir e treine as respostas e as possíveis complicações que podem surgir caso o seu público seja difícil.

Você deve transmitir confiança apresentando dados e pesquisas que comprovem o seu discurso, mostrar um tom de voz firme e uma linguagem assertiva. 

Benefícios de boas apresentações corporativas

Uma boa apresentação desperta olhares, interesses e resultados positivos não só para a sua empresa, mas para sua imagem profissional e pessoal também.

Ao aplicar essas dicas, sua apresentação será de tamanho sucesso. Mais do que isso, irá te gerar maiores oportunidades de vendas, relacionamento, networking e até mesmo autoridade não só para a sua empresa mas também para você, que domina o assunto abordado.   

 

Apresentações são uma forma muito rica de interação entre pessoas. E uma boa comunicação é a peça-chave para alcançar bons resultados, tais como:

 

  • Atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço; 
  • Despertar interesse para uma possível compra;
  • Convencer a sua audiência, demonstrando valor agregado no que está vendendo;
  • Conquistar autoridade para a sua empresa.

Aplicando os conceitos acima como base para estruturar suas apresentações corporativas, você irá obter sucesso e muitos outros benefícios. 

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