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Case de sucesso: Adequação de sites para melhorar resultados

Como a adequação de seu site podem trazer mais resultados para sua empresa?

Entenda como isso é possível ao conhecer mais um serviço realizado pela Langue para uma renomada empresa que oferece produtos e serviços hospitalares.

Adequação de sites? O que é isso?

Quando falamos de comunicação escrita, podemos associar simplesmente os textos à blog posts, materiais de instrução, e-books entre outros formatos que chamamos de texto por terem uma massa textual maior. 

Porém a comunicação escrita está presente em qualquer lugar que contenha texto, ou seja, conteúdo. Quando falamos de texto, estamos abstraindo o conceito tradicional de uma escrita com longos parágrafos e muitas palavras. 

Para a Langue, a definição de texto é:

Qualquer conjunto de palavras que possuem sentido. 

 

Por exemplo, podemos falar de uma única sentença como uma frase de efeito ou slogan, um parágrafo de “Sobre nós” de uma empresa e, até mesmo, os formatos mais tradicionais de texto que comentamos no primeiro parágrafo.

E quando falamos de adequação de sites, nos referimos a todo o tipo de texto que aparece na plataforma, sejam botões, títulos e subtítulos, páginas etc. 

E foi o que a Langue fez com uma renomada empresa que oferece Produtos e Serviços Hospitalares (PSH).

Quais processos são realizados para a adequação de sites?

O time da Langue se dedicou para tornar mais efetiva toda a comunicação escrita do site da empresa PSH. Para isso, o serviço é realizado em três etapas: Análise de Persona, Tom e Voz da Marca e a Adequação do site da empresa. 

Análise de Persona

Para a adequação de comunicação é imprescindível entender quem são os usuários e visitantes do site. 

Para isso, construímos a Persona da PSH e mapeamos o público-alvo para entender quais são os gostos de seus clientes e como eles se comunicam.

Assim, é possível construir uma comunicação direcionada e personalizada tornando efetiva a experiência de acessar e navegar no site. 

A Persona pode e deve ser utilizada para alinhar a comunicação da organização em seus mais diversos meios digitais como redes sociais, emails e outras mídias. Além disso, é possível ajustar a visão estratégica da empresa e entender se suas ações estão de fato atingindo seus reais consumidores. 

Se quiser saber mais sobre Persona, leia nosso e-book Guia Completo: Criação de Persona.

Mapeamento de Tom e Voz de Marca da Empresa

Ao definir quem são aqueles que usam e interagem com o site da PSH, a Langue estabelece um padrão linguístico para que a comunicação seja realizada e a adequação de sites seja efetiva.

Cada empresa possui determinadas palavras-chave que servem de gatilho mental para chamar a atenção do seu público e prender o interesse do usuário para que permaneça mais tempo entretido com a sua marca. 

Essas palavras estão diretamente relacionadas com a missão e valores da empresa, bem como com a Persona que cada organização possui. 

Além disso, estruturas de palavras e conceitos também são mapeadas dentro do nosso Quadro de Tom e Voz de Marca para definir um padrão de linguagem que a empresa pode adotar em seus diferentes canais de comunicação.

A partir dessas informações, a Langue estabelece um equilíbrio entre o tipo de mensagem que a empresa deseja transmitir e o que os consumidores desejam ouvir e de que maneira querem ser ouvidos.

A adequação de sites

Depois da criação da Persona e do Tom e Voz da PSH, a Langue inicia o processo de adequação comunicacional de todas as páginas do site da empresa.

Levando em considerações as técnicas de SEO e Ux Writing, cada título, botão e parágrafo é modificado para melhorar a experiência comunicacional da PSH e também aprimorar o ranqueamento das páginas em sites de busca. 

Além disso, também são aplicados os conhecimentos de Semiótica, Linguística Textual e Sociolinguística para entender e utilizar o sistema linguístico de maneira adequada aproveitando ao máximo o poder das palavras para oferecer uma experiência acessível e efetiva para os usuários do site da PSH. 

A Adequação do site da PSH

Vamos observar um trecho do texto original e, depois, o texto adequado pela Langue da página Institucional da PSH:

“Somos uma empresa que desenvolve equipamentos para a área da Saúde, agregando a ciência da Biofotônica à óptica-eletrônica.

Com características exclusivas e excelência em qualidade, nossos produtos proporcionam ótimos resultados em diversos procedimentos aplicados.”

“Somos uma empresa que desenvolve equipamentos exclusivos e com alto nível de excelência para a área da Saúde.

Ao unir a ciência da Biofotônica à óptica-eletrônica, nossos produtos proporcionam ótimos resultados em diversos procedimentos aplicados.”

É possível ver que na ordem sintática, foi priorizada as qualidades dos produtos vendidos pela empresa apontando seus benefícios com as palavras “exclusivo” e “excelência”. Em seguida, enfatiza-se no começo da frase, as técnicas utilizadas pela empresa que proporcionam “ótimos resultados”.

Só com esse exemplo pequeno e simples, é possível ver a diferença que um texto pode ter ao organizar bem a estrutura do parágrafo enfatizando palavras que chamam atenção e, trazendo para o começo da frase, a ideia principal a ser transmitida naquele texto. 

No entanto, o trabalho de adequação é muito mais do que simplesmente alterar a ordem de palavras. 

Como vimos, o serviço passar por diversas etapas para entender quais são as melhores escolhas linguísticas que irão proporcionar uma boa experiência para o usuário. 

A PSH teve mais do que um site com textos bonitos. 

O resultado foi uma plataforma online que:

  • Soluciona as dúvidas e questionamentos que usuários tinham sobre a empresa;
  • Melhora seu relacionamento com consumidores;
  • Define a autoridade da marca e;
  • Aumenta as oportunidades de conversões como conversar com um consultor, fazer um orçamento e outras intenções de compra.

A comunicação do seu site é imprescindível para melhorar os resultados da sua empresa e com a Langue você pode alcançar esses resultados por meio da comunicação. 

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores clicando aqui!

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