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As 4 Dicas de Sociolinguística para Chatbot

Separamos as 4 dicas de sociolinguística para chatbot da sua empresa, para que você saiba quais são os benefícios da Sociolinguística no Chatbot da sua empresa.

E claro separamos um bônus para você que ler até o final, e com certeza esse bônus vai alavancar seus negócios.

Confira!

O que é sociolinguística?

Antes de falarmos sobre as 4 dicas de sociolinguísticas para chatbot vamos explicar o que é a sociolínguística.

Pronto? Vamos lá!

Podemos até pensar que essa palavra não é usada no nosso dia a dia na comunicação, mas estamos aqui para mostrar que a sociolinguística está em tudo que se fala, ouve e interpreta,.

Por isso, continue lendo para que entenda as 4 dicas de sociolinguísticas para chatbot, e claro para nunca mais ignorar esse fator tão importante na sua comunicação.

Para começo de conversa vamos explicar o que significa essa palavra: “sócio”, refere-se ao social e “linguística”, diz sobre a  linguagem.

Ao unir os dois, temos a “linguagem da sociedade”, então, não tem como fugir da sociolinguística, uma vez que você está inserido em uma sociedade comunicativa.

Como a sociolinguística pode interferir na minha empresa?

Engana-se quem acha que essa palavrinha não tem influência nas suas economias.

Aqui vamos explicar quais são os fatores que compõem a sociolinguística, e com isso, você vai entender que ao ignorar eles você estará fechando portas aos seus negócios. 

O ramo da sociolinguística, como é de se esperar, está ligada com a Linguística (o domínio da comunicação), dentro desse ramo, nós nos deparamos com: faixa etária, nível de escolaridade, contexto social e dentre outras características que vão diferenciar seu público.

Dado esses fatores, a comunicação com o seu cliente precisa ser distinta.

É nessa área que precisamos diferenciar a forma que vamos falar com nossos clientes.

Ainda está confuso? Continue lendo que vamos esclarecer!

Os clientes não se comunicam iguais?

Não, a comunicação dos clientes não são iguais!

A maneira da comunicação depende de fatores sociais.

Por exemplo, se o seu cliente for da faixa etária de 22 anos vai se comunicar de forma diferente de um outro cliente com a idade de 32 anos, e isso não é porque não têm os mesmos interesses, mas porque vivem contextos distintos.

Por isso, é relevante levar em conta a sociolinguística nesse momento.

Quer um outro exemplo?

Se o seu cliente teve uma baixa escolaridade, há palavras dentro da sua comunicação que ele não vai compreender, e por conta de ignorar a sociolinguística, você pode estar fechando as portas dos seus negócios para esse cliente.

Por isso, comunicar de forma coerente com o seu público pode trazer um crescimento financeiro alto, e isso é sociolinguística!

Se ainda não ficou claro como se comunicar com o seu cliente, temos um textinho com 5 dicas de comunicação estratégica.

Dá uma olhadinha aqui: https://langue.com.br/2020/07/21/comunicacao-estrategica-5-passos-simples-para-conversar-com-clientes/

Sociolinguística para Chatbot

Chatbot é um sistema de otimização da comunicação dentro da internet, seu maior objetivo é entrar em contato com o cliente, nesse contato poderá ser feito vendas, pesquisas, tirar dúvidas e até mesmo criar engajamento, ou seja, seria um assistente virtual.

Incrível não é mesmo?

A ligação entre sociolinguística e chatbot

Saiba que a sua empresa pode lucrar muito com o chatbot, desde que essa ferramenta esteja em concordância com a sociolinguística.

Como assim, sociolinguística com chatbot?

Parece estranho, mas lembra que falamos que uma palavra desconhecida para o seu cliente pode encerrar uma venda? Dentro do chatbot é assim também.

Por ser, uma ferramenta online, a intenção é que o chatbot tenha a comunicação mais semelhante da humana possível, para que o seu cliente se sinta confortável em se comunicar.

E é aqui que a sociolinguística aparece, pois ela usará palavras que o seu cliente utiliza durante o dia.

Não está entendendo nada? Calma!

Deixamos as 4 dicas de sociolinguística para chatbot para o final!

Exemplos da sociolinguística em contato com o chatbot

No chatbot você pode utilizar o recurso da escrita e da voz também.

Se você utilizar uma linguagem muito culta seu cliente com baixa escolaridade pode se sentir excluído e encerrar o processo da venda ali mesmo.

Por outro lado, se a linguagem do seu chatbot for muito antiquada o seu cliente com alta escolaridade pode considerar sua empresa desatualizada e não consumir seus serviços e produto.

Agora você pode estar se perguntando como saber a linguagem adequada para o seu chatbot.

Não se desespere! Nós da Langue separamos as 4 dicas de sociolinguísticas para chatbot.

Com essas dicas temos certeza que sua empresa vai crescer muito, afinal a comunicação é o que move os negócios.

Pega um papel e caneta para anotar, e não se esqueça: precisa praticar!

As 4 Dicas de sociolinguística para o chatbot

1. Conheça o seu público

Aqui não é sobre saber os dados pessoais (nomes, CPF, RG…) é sobre saber o que diferencia o seu público do seu concorrente, ou seja, idade, local, interesses, nível de escolaridade e etc.

2. Saiba qual a mídia social mais utilizada pelo seu cliente

Muitas pessoas não levam em conta a mídia do público por não saberem que através das redes sociais há uma diferença na linguagem, ou seja, a comunicação usada da rede Facebook é diferente da rede Instagram.

Talvez você até esteja usando a linguagem adequada, mas na rede social errada, fique de olho!

3. Humanize seu chat

Como assim humanizar um chat?

Faça com que seu cliente ao constatar o seu chat sinta-se conversando com uma pessoa e não com uma máquina. Ninguém gosta de conversar com robôs. Então, utilize de palavras do social do seu cliente (essas informações você consegue ao conhecer o seu público).

4. Crie uma identidade no chatbot

Aqui nessa dica precisa criar um ponto que fará com que seu público tenha em mente que é com a sua empresa que ele está falando.

Essa identidade pode vir através dos tons dentro do chatbot ou até mesmo com o nome seu vendedor online. Exemplo: Magazine Luiza, sua vendedora se chama Lu.

Dica Extra!

Achou mesmo que não íamos deixar uma dica extra para o nosso querido leitor? Sem mais delongas anota aí a nossa dica!

Ficou confuso em como fazer todo o processo da adaptação da linguagem?

Fica tranquilo, nós da Langue fazemos esse trabalhão todo para a sua empresa! Garantirmos a você que iremos cumprir todo o processo de comunicação de forma bem dinâmica com a intenção de alavancar seu crescimento.

Consulte uma das nossas vendedoras para saber mais informações sobre os planos 🙂

Viu como a sociolinguística se enquadra em toda comunicação?

Aí vai mais uma dica, não desvalorize a comunicação, ela é o fundamento de todas vendas e investimentos. Uma boa comunicação abre portas para o novo!

Por isso, utilizar a solução do chatbot com a sociolinguística junto pode alavancar seus investimentos e financeiro.

Ficou interessado em melhorar seu chatbot?

Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

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