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Como definir a personalidade da sua empresa: Case de Sucesso

Já pensou em como destacar a sua marca de seus concorrentes e aumentar as vendas criando uma personalidade para a sua empresa? É o que você vai descobrir conhecendo mais um case de sucesso da Langue com a construção de Tom e Voz de Marca.

Darren Bridger em seu livro intitulado Neuromarketing diz que:

“As primeiras impressões se manifestam como sentimentos, que, depois, são racionalizados.”  

Essa ideia tem se tornado cada vez mais verdadeira: as empresas têm percebido a importância de estabelecer uma boa personalidade para a sua empresa. 

De acordo com o autor, sofremos do Efeito Halo: 

“A tendência de ao avaliarmos alguma coisa, um sentimento positivo quanto a determinado fator nos inclinar, em nível inconsciente, a avaliar a mesma coisa favoravelmente a outros fatores”.

Isso quer dizer que se temos uma boa primeira impressão positiva sobre uma determinada empresa, a tendência é que vamos gostar melhor dessa empresa estendendo esse sentimento positivo para outros fatores como os produtos, serviços e aumentando as chances desse indivíduo se tornar um comprador recorrente. 

E uma das maneiras de apresentar uma boa primeira impressão para seus consumidores é estabelecendo uma boa personalidade da empresa, individualizada e segmentada para o seu público específico. 

E é o que a Langue faz por meio de técnicas de Ux Writing e Redação Estratégica para criar o Tom e Voz da marca, definindo uma Brand Persona.

Persona e Brand Persona

 A Persona é um conceito fundamental para definir a personalidade de uma marca. É preciso entender as características de seu consumidor ideal para definir quais abordagens estratégicas utilizar e de que maneira você deve se comunicar com o seu cliente. 

A Persona é um termo abrangente que pode ser dividido em: 

  • Buyer Persona: realização do mapeamento das características do comprador ideal da empresa e criação de estratégias em cima dessas informações para atingir maiores resultados;
  • Brand Persona: está relacionado à estruturação de uma forma de linguagem da marca, como se ela representasse uma pessoa única, com um determinado posicionamento e uma maneira de se comunicar. 

Se quiser saber mais sobre Persona e Buyer Persona, baixe nosso e-book gratuito que te ensina passo a passo de como construir a Persona da sua empresa e as ferramentas que você pode usar para isso!  

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A partir da Buyer Persona é que definimos a Brand Persona, ou seja, a “cara” da sua empresa.

Ao estruturar a Brand Persona, a marca passa a se relacionar com o público de forma mais humana, real e natural, proporcionando uma boa experiência para seus consumidores e oferecendo, consequentemente, uma primeira impressão positiva.

Personalidade e Identidade de Marca

Por meio da Brand Persona, como vimos anteriormente, é possível definir a Personalidade e Identidade da Marca. 

Para trazer um resultado positivo, a Langue utiliza três etapas para criar a Brand Persona de nossos clientes;

  1. Definir a essência da marca em três principais palavras;
  2. Entender a missão e valores da empresa;
  3. Construir o Tom e Voz da Marca.

Para visualizar de maneira prática, vamos pegar o exemplo de um de nossos clientes que construímos a Brand Persona. 

A empresa queria definir a personalidade de sua assistente virtual para atender seus consumidores de maneira eficiente com boas interações e de maneira mais humanizada transmitindo a essência da própria empresa.

A partir de uma reunião de Kick Off e alinhamento das informações necessárias para realizar as atividades com a empresa TIC, definimos, inicialmente, os três conceitos principais que definem a marca, resumindo em três palavras. 

Essas palavras foram: Agilidade, Credibilidade e Receptividade.

A partir disso, criamos o Tom e Voz de Marca que você pode visualizar abaixo:

tom-voz-template

O Tom e Voz da Marca

A ferramenta Tom e Voz de Marca ajuda a estabelecer um conjunto de regras e princípios para alinhar a personalidade e identidade dos discursos da organização.

Segundo Torrey Podmajersky, em Redação Estratégica para UX:

“A Voz da marca é a escolha consistente e reconhecível de palavras ao longo de toda experiência. O Tom é a variabilidade dessa voz de uma parte da experiência para a outra.” 

Quando a voz da marca é consistente em todos os seus meios de comunicação, a afinidade com a marca se fortalece e é ela que ajuda a estabelecer a personalidade da empresa. 

É possível ver que as três palavras definidas acima pela TIC são denominadas como as principais características que a empresa deseja transmitir.  Cada um desses princípios precisa estar alinhado com as ideias que a empresa deseja enfatizar.

Essas ideias são os conceitos que refletem o papel e a imagem que a marca deseja transmitir para seus consumidores. 

Em seguida, é definido o vocabulário que irá apoiar ou que não deve ser usado para estabelecer a identidade da marca. Nosso cérebro é atraído por certas palavras-chave que funcionam como gatilhos mentais para chamar a atenção dos consumidores.

Aqui são destacadas as palavras que ajudam a realçar a personalidade e a identidade da marca.  

Na gramática, são pontuados os tipos de estruturas sintáticas e gramaticais preferíveis e que se aproximam ao que os consumidores da marca utilizam para gerar proximidade na comunicação entre empresa e cliente e aumentar a fidelização à marca. 

Já os recursos de pontuação e capitalização como uso de negritos, emojis e muitos outros representativos visuais são úteis para destacar palavras importantes e aumentar a interação e representação de uma comunicação real. 

Algo importante a destacar é o uso de emojis. 

De acordo com os estudos apresentados por Darren Bridger, os emojis são excelentes atalhos para transferir emoções, sem a necessidade de expressá-las em palavras que descrevam o tom e o contexto da mensagem. 

“Os caracteres emojis são agora a linguagem em mais rápido crescimento do mundo” (P. 145)

Pensando nisso, os emojis são recursos imprescindíveis para trazer proximidade e expressividade para a personalidade de uma empresa. 

A partir da criação do Tom e Voz da Marca podemos estabelecer a personalidade da Empresa TIC. 

O resultado foi:

O assistente virtual da TIC tem como principal objetivo, atender os clientes de forma respeitosa e gentil, visando passar informações sobre promoções, horários de atendimento e endereços que forem solicitados por usuários. 

Além disso, os clientes devem se sentir bem acolhidos e recebidos, e o assistente deve ser claro, objetivo e atencioso com uso de emojis e uma linguagem mais receptiva utilizado as palavras listadas no Quadro de Tom e Voz para chamar a atenção do usuário e tornar esse relacionamento mais próximo. 

Alguns dos benefícios da criação de Personalidade da empresa TIC são:

  • Aumento da produtividade ao ter um quadro padronizado para checar as principais informações da marca;
  • Diminuição de retrabalho com definição atualizada dos principais conceitos que regem a empresa;
  • Melhora no relacionamento com clientes;
  • Consumidores mais fiéis à marca por sentirem uma identificação com a marca;
  • Diminuição de reclamações no canal de atendimento da empresa.

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