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Comunicação com o seu público no Facebook

Estaremos falando como se comunicar com o seu público no Facebook. Mostrando como se relacionar com o seu publico e manter uma comunicação humanizada.

Um pouquinho do Facebook

Em 2019, cerca de 4.3 bilhões de pessoas estavam conectadas nas redes sociais ao redor do mundo e o número cresce 9.1% a cada ano.

Era inevitável que com o uso crescente da internet e celulares em nossa vida cotidiana, o surgimento de mais mídias sociais fosse acontecer. 

Se antes utilizavam destes recursos somente para comunicações entre amigos e familiares, hoje podemos compreender a necessidade das redes sociais para fortalecer o elo entre uma empresa e seu público. 

Partindo deste princípio, precisamos compreender que cada plataforma tem suas próprias regras de comunicação, você está às usando de forma correta para chegar até seus cliente? 

Neste texto falaremos sobre comunicação em uma das redes mais usadas no mundo inteiro: O Facebook.

Com quem estamos falando?

Para sabermos como ter uma comunicação com o seu público no Facebook precisamos entender quem é o Facebook.

Com mais de 2 bilhões de cadastros em sua plataforma, o Facebook ainda se mantém como a rede social mais utilizada no mundo inteiro.

E embora exista uma pluralidade muito grande no perfil de seus usuários, ainda assim, podemos segmentar de uma forma concisa o gênero e idade da grande maioria.

Os dados divulgados pela Hootsuite no ano passado mostram que cerca de 57% dos usuários do Facebook são homens e os 43% restantes são mulheres, dentre estes.

As idades mais expressivas que utilizam a plataforma tem entre 25 e 34 anos, representando 32% dos usuários da rede, enquanto os outros 68% se dividem em: 

  • 6% têm entre 13 e 17 anos de idade;
  • 27%, entre 18 e 24;
  • 16%, entre 35 e 44;
  • 10%, entre 45 e 54;
  • 6%, entre 55 e 64;
  • 4%, acima de 65 anos.

Comunicação humana

Quer realmente saber como se comunicar com o seu público no Facebook, então vai precisar ter uma comunicação mais humana.

Não confunda a seriedade e compromisso da empresa com uma comunicação mecânica e fria.

O Facebook permite contato direto com a rede de clientes e pessoas interessadas nos seus serviços.

Através de janelas de bate-papo privados do messenger e pelas respostas de comentários nas publicações.

É importante que após estabelecer o perfil de seu público, pense na abordagem de sua comunicação.

Neste aspecto, a sociolinguística pode te ajudar a compreender as necessidades de cada grupo de pessoas.

Através de sua escolaridade, idade e afins, que afetam diretamente na comunicação destes usuários.

Falamos um pouco mais sobre isso em nosso texto sobre 4 Dicas de Sociolinguística para ChatBot

Lembre-se que por trás da tela existe uma pessoa, mesmo se sua empresa vender através do formato B2B.

Quem está comprando seu produto é um ser humano e não uma empresa ou indústria.

Por isso não tenha medo de tornar sua comunicação mais pessoal e humana. 

O alcance de publicações no Facebook

Nos últimos anos, cada vez mais o alcance de publicações das páginas do Facebook tem diminuído e isso não era só uma impressão sua!

Na verdade se trata de um algoritmo implementado na plataforma que analisa os gostos individuais de cada usuário e dessa forma “filtra” o que irá chegar até a linha do tempo dele.

Por isso, o crescimento orgânico das páginas tem reduzido tanto nos últimos anos, mas isso significa que você deve desistir desta estratégia e adotar os conteúdos pagos? A resposta é não! 

Vamos analisar como os algoritmos do Facebook funcionam:

  • Eles levam em consideração o quão recente o post é
  • O engajamento (Ou seja, quantas curtidas, compartilhamentos e comentários o post teve)
  • A interação do usuário com a página e as páginas com conteúdos semelhantes que ele interagiu recentemente

Preocupado em melhorar a experiência de seus usuários, o Facebook marca como Spam e reduz o alcance de publicações promocionais, sendo assim, não foque somente em vender para os seus visitantes, utilize a plataforma para o que ela veio ao mundo: Para se comunicar.

Para construir sua comunidade e tornar suas redes verdadeiramente sociais é importante que 80% de suas publicações não sejam propagandas.

Para isso, varie entre mostrar sua equipe, ambiente de trabalho, responda os comentários para engajar ainda mais os posts, seja descontraído e torne sua página merecedora de atenção.

Pois não se esqueça que não é esforço algum para clicarem no botão de “descurtir” a página.

Use as ferramentas do Facebook

Os algoritmos dessa rede social podem não ser nossos melhores amigos, mas o Facebook ainda assim oferece muitas ferramentas e conteúdos para empresas melhorarem o engajamento de suas página na plataforma.

Então para entender mais afundo as melhores formas de utilizá-lo, não esqueça de primeiramente se alinhar aos códigos de conduta do Facebook e visitar o Facebook For Business que tem como objetivo ajudar grandes e pequenos negócios a melhorarem seu conteúdo e não menos importante: sua vendas.

Ainda é uma rede que vale seu investimento, só precisa da comunicação correta, que saiba adaptar o estilo de sua empresa com a dos usuários.

Não tenha medo de experimentar, tentativas e erros fazem parte do processo!

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