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A importância da FAQ no seu site

Já se perguntou qual a importância da FAQ no seu site? Estamos aqui para responder essa sua pergunta.

Falaremos sobre a tragetória da FAQ e os benefícios que ela traz para o site da sua empresa. Pensando no seu crescimento separamos dicas de como organizar uma FAQ de sucesso.

Leia até o fim e perceberá o quão bom o FAQ é para as suas vendas! Enquanto estiver lendo nosso post limbre de que qualquer dúvidas é só nos solicitar. Ajudar a sua empresa com comunicação é o nosso foco.

Vamos ao que nos interessa então?

Um pouquinho da FAQ

Para partimos para o ponto do nosso post que é a importância da FAQ no seu site, queremos falar um pouco sobre o que é essa sigla. 

Temos certeza que depois dessa explicação você vai pensar automaticamente “Ah! Já vi isso!”, porque de fato todos os internautas já passaram por uma FAQ.

Em inglês a sigla FAQ significa Frequently Asked Questions. É conhecidas no mercado brasileiro como ‘perguntas frequentes’, viu só não falamos que você já conhecia.

A FAQ pode ser utilizada para mapear intenções com inteligência virtual, mas ela não é realizada pela mesma, pois a FAQ é realizada manualmente.

Inicialmente com o mapeamento de quais são as dúvidas mais frequentes dos clientes e depois deixada exposta em uma aba do site. As empresas usam muito as FAQs na hora de estruturar assistentes virtuais e chatbots.

Se você ainda não sabe como a inteligência artificial pode se envolver na sua empresa clique aqui e te levaremos ao nosso post que explicamos sobre tudo.

Bom, a FAQ foi criado com o intuito de agilizar o processo de vendas para o cliente, assim realizando um atendimento de autoajuda, afinal tem perguntas que são naturais durante um processo de compras.

A FAQ auxilia na automatização de processos da empresa e no aumento da produtividade do time, evitando perder tempo ao responder perguntas que já estão com respostas prontas, e assim, desocupando o SAC.

Porque usar FAQ

Como a importância da FAQ no seu site está em agilizar o processo nas vendas, ou seja, auxiliando o cliente tirando suas dúvidas e trazendo informações.

Adquirindo essa ferramenta no seu site você não só ganhará tempo como também terá uma equipe de vendas focalizada nos leads e não em tirar dúvidas.

Além do mais, o mercado brasileiro já está se movimentando para entrar nessa nova fase de inteligência artificial, e a sua empresa não pode ficar de fora!

Dividindo em dois tópicos a importância da FAQ no seu site temos que sua empresa terá:

  • Informação sobre assunto mais procurado;
  • Uma equipe de vendas mais humanizada no atendimento.

A FAQ é uma ferramenta perfeita para o seu site, não é mesmo? Ela minimiza o trabalho da equipe e auxilia seus clientes. Agora quer saber como criar uma FAQ?

A Langue te ajuda nisso, como de costume, separamos dicas para você caro leitor! Já pega a caneta e papel e anote as dicas do dia!

Como criar uma FAQ de sucesso

Antes de começar suas perguntas tenha como foco que a importância da FAQ no seu site é ser uma ferramenta de autoatendimento para o seu cliente.

Então, faça perguntas que realmente seja a dúvida do seu público, e não perguntas que parecem ser relevantes. 

Para isso, a sua empresa precisará ser atenta a dois pontos cruciais:

  • Conhecer as atitudes do seu cliente;
  • Quais informações precisam ser passadas.

Preparado? Vamos às dicas!

  1. Aponte os assuntos mais relevantes do seu produto ou serviço.Aqui você e toda sua equipe precisará se empenhar para listar os assuntos.
  2. Saiba quais são as dúvidas dos seus clientes.Nesse ponto sua empresa precisa interpretar qual a reação dos seus clientes quanto às perguntas da lista acima. Essas informações podem ser encontradas nas informações de buscas dentro do próprio site.
  3. Estruture os temas de dúvidas encontrados. Siga uma hierarquia de assuntos.
  4. Crie conteúdo de qualidade. Os conteúdos são muito úteis para aqueles que querem mais informações e ainda não estão totalmente satisfeitos com as resposta da FAQ.
  5. Escrever de maneira prática e objetiva. Quando o usuário acessa a FAQ para tirar dúvidas, porém não entende o que está escrito, isto o deixará só mais confuso, ao invés de ajudá-lo. Por isso, escreva de maneira clara e concisa, seguindo a Persona sua sua empresa. 

Persona é uma representação fictícia da características do seu público alvo, como se fosse uma ficha do seu cliente. A persona é muito utilizada para traçar a personalidade do seu público, levando dados reais, tais como idade, gostos, hábitos, e etc.

Para mais informações sobre personas deixamos aqui um ebook gratuito para você leitor, esse conteúdo vai te ajudar muito a respeito da importância de ter uma persona e irá explicar melhor esse assunto!

Exemplos de FAQ mais comuns

“Quais os horários de atendimento.”

“Formas de pagamentos no cartão.”

“Onde aparecem as compras feitas no cartão virtual.”

“Como usar o cartão virtual.”

“Como pagar fatura online.”

Viu só, você está a todo tempo em contato com a FAQ, chegou a hora dos seus clientes estarem em contato com a sua FAQ. 

Para facilitar seu lado, a Langue disponibiliza serviços desse porte ligado a inteligência artificial. 

Por isso, não se preocupe com a formação da sua FAQ, nos procure clicando aqui , e deixa com a Langue que de comunicação a gente entende!

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