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Psicologia das cores e como aplicar no seu site

Você sabia que as cores podem aumentar o reconhecimento de uma marca em 80%? Trataremos sobre a psicologia das cores e como aplicar no seu site.

Segundo o estudo sobre “Impacto da cor no marketing”, a opinião de um usuário é extremamente impactada pelas cores de um produto, sendo 90% dos julgamentos iniciais baseados nestes aspectos.

Pare um segundo e dê uma olhada nos principais aplicativos do seu celular, o logo, a interface, toda a estética que compõe o design.

Eles não parecem casar perfeitamente com o que estão te “vendendo”?

Não é coincidência que redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIN tenham o azul como cor mais marcante ou o IFood e o McDonald’s se destaquem pelo vermelho intenso.

Existe uma relação entre cores e objetivos de uma marca.

As cores são aliadas fortíssimas no processo de vendas de uma empresa, independente de seu ramo de atuação.

Imagine…

Imagine a seguinte situação: você precisa contratar uma empresa que cuide de suas finanças, qual desses dois logos te passariam mais segurança?

 

Você não precisa ser nenhum especialista em design ou marketing para se sentir incomodado com as cores vermelhas nesse contexto. Esse é o efeito da psicologia das cores e como aplicar no seu site.

O logo vermelho incomoda pois associamos ele ao “estar no negativo”, nos deixa ansiosos e receosos enquanto o verde traz o sentido de positividade e o azul de confiança.

É claro que os estímulos causados pelas cores não são absolutos em todo consumidor e você pode sentir coisas diferentes ou abstratas de forma negativa ou positiva, por isso trabalhamos com altas taxas de aceitação mostradas pelos estudos deste meio. 

Mas é necessário deixar claro que não existe uma cor certa para garantir conversão, você deve escolher as cores que funcionem melhor dentro do contexto de sua empresa, site e CTA.

Não é porque o roxo funciona muito bem para a NuBank que irá funcionar da mesma forma para qualquer outra marca, teste será a chave para entender quais as cores mais eficientes para seu negócio.

Afinal, como adequar as cores a sua proposta?

Entenda a influencia da psicologia das cores e como aplicar no seu site. Envolvendo os sentimentos que cada cor pode causar no seu público:

  • Vermelho:

Uma cor intensa, energética e um tanto quanto polêmica, se podemos associar o vermelho ao amor, emoção e luxúria, também podemos associar a guerra, perigo e violência.

Mas não se deixe assustar por essa definição, o vermelho ainda é uma cor extremamente útil e usada por restaurantes, liquidações\queimas de estoque e serviços de emergência.

Evite o uso de vermelho em temáticas naturais, produtos de luxo e sites de serviços.

Gatilhos mentais de escassez podem ser grande aliados desta cor, atraindo clientes impulsivos.

  • Amarelo:

O mês de prevenção do suícidio não é associado a cor amarela à toa, ele significa felicidade, luz, otimismo, juventude e energia. 

Uma cor ótima para Call to actions por passar o sentimento de cautela ao usuário, mas cuidado! Não exagere na cor na interface de seu site, pois pode passar a impressão de ser spam ou barato demais.

  • Laranja:

Associada a marcas divertidas, ativas e amigáveis, também é uma excelente cor para clientes impulsivos e este pode facilmente ser utilizado em CTAs.

Mais algumas opções para aplicar a psicologia das cores...

 

  • Preto:

Quantas lojas você já viu utilizarem cores mais escuras como o preto e serem bem mais caras que o normal? O preto é relacionado a elegância, ao poder e luxo, usado em produtos sofisticados.

  • Rosa:

Ainda extremamente associado com a feminilidade, marcas ou produtos exclusivos para mulheres e\ou contextos mais românticos como o dia dos namorados, também é uma ótima cor para o público adolescente.

  • Roxo:

Olha a NuBank aqui de novo. A cor roxa do banco não é aleatória apenas para ser “diferentona”, muito pelo contrário, casa perfeitamente com a proposta do banco digital:

Solucionar problemas, sejam as burocracias dos bancos tradicionais ou as filas enormes para pagar uma conta. 

  • Verde:

O verde nos lembra a natureza, nos passa confiança e é uma ótima cor para produtos naturais, propagandas ambientalistas e questões relacionadas a crédito positivo.

Escolhi a minha cor principal e agora?

Não é porque escolheu o vermelho que irá usá-lo em todos os cantos do seu site, vamos com calma!

Crie uma paleta de cores que será usada a partir da seguinte proporção: 60-30-10.

Ou seja, 60% de uma cor neutra, 30% de uma mediana e 10% de uma cor chamativa (dentro do padrão de cores estabelecidos). 

Esta recomendação vem de Jared Christopherson da Yellowhammer, ele acredita que devemos utilizar a cor mais forte em menor quantidade (10%).

Pois será utilizada em momentos importantes como em uma Call to Action.

E para escolher as suas três cores principais você pode usar cores complementares que destaquem os seus elementos, mas caso ainda esteja inseguro de criar suas paletas do zero.

Saiba como utilizar a Comunicação visual e escrita de forma dinâmica e atrativa.

 

Programas na internet para ciar suas paletas

  • Adobe Color CC: Quando falamos de design, impossível não falar da Adobe, uma grande referência no mercado de design, ela também tem seu próprio gerador de cores, talvez seja complexo demais para quem quer algo mais simples, a ferramenta é uma das mais completas quando falamos de paletas. 
  • COLOURlovers: O que o adobe tem de completo, o COLOURlovers tem de pessoas dedicadas, são 8 milhões de membros na comunidade do site em busca das cores perfeitas para logotipos, ao invés de usar algoritmos, o site usa a curadoria das pessoas e aceita os seus toques pessoais de personalidade!
  • Khroma: Se você não sabe por onde começar, aqui está seu primeiro passo! O Khroma lhe faz uma série de perguntas para entender um pouco sobre seu gosto pessoal de cores e ao final lhe dá os resultados que mais se adequa a suas respostas, mesmo que não esteja querendo fazer uma logotipo ou criar um site, é ótimo compreender quais são suas preferência para design.
  • ColorSpace: Se você já tem uma cor em mente, tudo que precisa é jogar ela no site e ele irá gerar diversas opções de paletas, escolha a de sua preferência e voilà!

Use e abuse de toda ajuda que a internet pode lhe proporcionar, para além disso recomendamos o livro “Psicologia das cores – Como as cores afetam a emoção e a razão” de Eva Heller.

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