ABOUT TO REACH

Langue

Como criar a Personalidade do seu chatbot

O chatbot é uma tecnologia de inteligência artificial que está em todo local da internet, seja para esclarecer dúvidas dos cliente ou para fazer um breve atendimento.

Sendo um software de comunicação, o chatbot irá formular uma conversa com os usuários da internet.

E vem ganhando fama nos últimos anos, essa tecnologia tem grandes chances de otimizar o trabalho da sua equipe.

O que as empresas buscam muito é uma forma de tornar essa inteligência artificial mais eficiente.

Por isso, saiba mais sobre:

  • Porque é importante ter um chatbot
  • Humanização do chatbot
  • Dicas de como criar a personalidade do chatbot
  • Otimização do chabot

Continue lendo esse artigo.

Porque é necessário um chatbot?

Em um mundo tecnológico, as empresas precisam se movimentar constantemente para se aperfeiçoar com a vida dos seus clientes. E a comunicação não é mais por cartas, telegramas ou fax, agora tudo é online.

Com isso, atendimentos também tem a tendência de se tornarem online. Umas das opções mais procuradas no mercado de trabalho tem sido o chatbot.

Pois ele pode ser programado de acordo com a sua empresa, carregando na sua comunicação a identidade da sua marca. De certa forma, isso facilita a organização das equipes. 

Afinal, os seus funcionários de atendimento ao cliente estarão com mais disponibilidade para ajudar em outras áreas dentro da empresa.

Dicas para criar personalidade do chatbot

Agora é o momento de pôr a mão na massa, a parte prática da definição do seu chatbot

Exatamente, a hora de reorganizar o passo a passo do seu chatbot é agora!

Sabemos que nada é feito só de teorias, e temos certeza que se você seguir essas dicas, o seu chatbot vai estar mais organizada.

Pronto? Vamos lá!

1. Criação de Persona

A persona é o traço pessoal da sua empresa e também dos seus cliente. E por mais, que sejam dados fictícios, facilita muito ter em mente com quem você está falando.

Através da definição de persona temos qual é o tipo de cliente, e a partir disso, quais sãos as opções de comunicação mais eficazes para a sua empresa.

Você também encontra mais informações e exemplos no nosso ebook de persona. Lá disponibilizamos reais motivos para construir uma persona.

2. Personalidade da sua marca

A personalidade é a característica que desenha a sua marca.

Assim, para definir a personalidade do seu chatbot, você precisa definir a personalidade das sua marca primeiro. 

E um ótimo início de definição de personalidade é imaginar: Como seria a sua empresa se ela fosse uma pessoa.

Liste as qualidades que sua empresa tem, são esses pontos que você deixará visual no seu chatbot. É importante que essas qualidades possam ser vistas em pessoas.

3. Linguagem

Esse ponto precisa ser bem definido, pois ele será o primeiro contato dos seus clientes com a sua empresa através do bot.

Com isso, você deve definir quais serão os termos utilizado pelo seu chatbot. Para isso é interessante você ter o Tom e voz da sua marca bem definidos. 

Porque será através dessa definição que você terá em mente se serão usados termos mais formais ou informais.

Pode parecer que a linguagem utilizada na comunicação é irrelevante, mas no artigo abaixo falamos da importância em estabelecer os termos adequados para um tipo específico de público.

4. Desenvolva proatividade do chatbot

Proatividade não é uma característica somente humana, ela pode ser transferida para o seu bot, como qualquer outra. 

Dado isso, programe seu chatbot para ser proativo, ou seja, mostrar o máximo de opções no que ele pode auxiliar o cliente, para assim, quem está conversando com o seu bot não ficará esperando muito tempo.

Também, solicite o tempo mínimo de uma mensagem para outra. O tempo de espera de uma mensagem vale muito para quem está do outro lado da telinha.

5. Trazer curiosidades através do seu chatbot

É através das curiosidades que surgem grandes expectativas. Então, não descarte essa opção do seu bot

Crie curiosidades nos seus cliente, para assim despertar expectativas a respeito do seu serviço oferecido.

Liste curiosidades da sua empresa, e adicione dentro da programação de conversa do seu bot

Essas curiosidades podem ser:

    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Você sabia?

6. Aspecto visual

A última dica e não menos importante é a arte que vai registrar sua marca visual da sua empresa. É importante ter bem definido cores, formas e contornos.

Para auxiliar o seu crescimento, separamos dois textos que definem muito bem a importância das cores, mostrando a influencia que elas carregam na decisão de compra.

Dê um click e esteja um passo a frente dos concorrentes. 

A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.

Leonardo da Vinci

Como diz o grande artista Leonardo da Vinci, a arte é capaz de falar, assim, como as palavras. Por isso, não descarte a alternativa de caprichar no visual do seu bot.

Como otimizar um chatbot

Um chatbot sem otimização, é apenas um robô respondendo palavras, e isso torna um atendimento online muito desanimador ao cliente.

E a solução é otimizar o tempo, as palavras e as interações através dos seguintes passos: 

  • Treinamento do bot: A área de otimização se baseia em monitorar as conversas, isso acontece por treinamentos de bot. Essa ação consiste em testar termos de sinônimos com a intenção de analisar qual se encaixa melhor.
  • Fluxogramas: Também é feita através da criação de fluxograma com os termos selecionados, esse fluxograma é baseado na sua persona e tom e voz, por isso, é importante definir a identidade da sua marca.
  • Adequação da linguagem: Uma outra forma de otimização é a adequação textual, aqui faremos a mudança de termos que não se enquadra com o seu público, usando palavras que causam impactos positivos ao cliente. Aqui é de grande importância a persona dos clientes estarem definidas.
  • Contratação de especialistas: Para uma boa otimização aconselhamos a contratação de empresas especializadas nessa área, para que seu bot fique cada vez melhor, sem que a sua empresa se ocupe disso, afinal, a ideia de ter um bot é a otimização do trabalho em equipe.

Chatbot na prática

Acima disponibilizamos alguns dos nossos trabalhos com chatbot. Para realizar esse serviço, seguimos os passos ditos aqui no post.

Se ainda não tem ideia de empresas que façam esse serviço, nos consulte e passaremos um orçamento para a sua marca.

Além do mais, trabalhamos com definições de personas e tom e voz também!

Leave Your Comment