ABOUT TO REACH

Langue

05 de novembro: Dia da Língua Portuguesa

Depois desse artigo o dia 05 de novembro nunca mais será um dia comum. Com essa leitura você descobrirá:

porque esse foi o dia escolhido para celebrar a nossa língua, a língua portuguesa.

Já se perguntou como falamos a língua portuguesa, e o porquê de ser ela e não outro idioma?

Então, continue lendo esse artigo e você saberá

  • Como surgiu essa língua tão estruturada,
  • Onde ela é falada,
  • E também como ela chegou no Brasil.

Deixamos no final, algumas maneiras de utilizar esse conteúdo a favor da sua empresa.

Processos da Língua Portuguesa

Toda língua sofre um processo na sua estrutura, na semântica e também na fonética. Assim como a ciência tende a evoluir, a língua também. 

E com a língua portuguesa ocorreu o mesmo. Para que essa língua chegasse até o estágio moderno houve um processo de quatro fases que vamos falar a seguir.

Para entender porque existe o dia da língua portuguesa, vamos explicar melhor qual foi o desenvolvimento dela, e então ficará claro o motivo de comemorar ela.

As fases desse processo foram:

  1. Pré-românica:

    A língua portuguesa surgiu através do latim vulgar, o idioma usado pelos soldados do Império Romano. Assim, dominada como uma língua pré-românica, qualificada como seu primeiro estágio.

  2.  Românico:

    O segundo momento da língua portuguesa foi o românico, e é nessa fase que os dialetos portugueses começam a se diferenciar do Latim, e assim, começa a se separar desse idioma. 

    Vale pontuar, que de fato a língua portuguesa só começou a ser reconhecida como tal somente no século XIII.

  3. Gale-Português:

    A próxima fase é o galego-português ainda era vista como uma língua galega, mas em sua fase de português arcaico, começam os estudos gramaticais da língua portuguesa de fato.

  4. Moderno:

    E então, chegou na sua fase atual que é o portugues moderno, atualmente falado no Brasil e nos demais países. Com toda a sua estrutura que conhecemos.

Países que falam a Língua Portuguesa

Utilizada por mais de 200 milhões de pessoas, a língua portuguesa se encontra como o oitavo idioma mais falado em todo o mundo, estando presente em quatro continentes.

Também é considerada a segunda língua dentro de alguns países da África e da América. Atualmente é falada nos locais a seguir:

  • Portugal;
  • Brasil;
  • Angola;
  • Cabo Verde;
  • Moçambique;
  • Guiné Bissau e
  • São Tomé. 

A tendência é que através do projetos criados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) venha ter uma expansão de parcerias a fim de tornar esse idioma acessível.

Por que 05 de novembro?

Chegou o momento de saber quais motivos levaram a data comemorativa dessa língua ser no exato dia 05 de novembro. 

Seria o primeiro dia que ela foi falada? Seria o dia que ela foi estudada? Nenhuma das sugestões anteriores é o motivo. 

O motivo real, é que o dia 05 de novembro foi instituído pela Lei n°11.310, por ser uma homenagem ao escritor Rui Barbosa, e essa é a data do seu aniversário.

O escritor escolhido foi um grande estudioso que dedicou intensamente a respeito da língua portuguesa, além de escritor também era político.

Claro, essa data é comemorada somente no Brasil. Em Portugal a data de comemoração a língua portuguesa é um feriado no dia 10 de junho, por ser a data que um dos maiores poetas veio a falecer, o Luís de Camões.  

Como o Brasil aderiu a Língua Portuguesa

Sem haver tanta tecnologia, a forma mais eficiente que Portugal encontrou para expandir esse idioma nativo, era expansão de terras. 

E com o Brasil não foi diferente, os Portugueses chegaram aqui e influenciou seus habitantes de modo que falassem e cultivassem sua língua. 

O fato de que a população que já morava no Brasil já tinha um idioma próprio, fez com que permanecesse algumas palavras de origem índigena.

Assim desenvolvesse a grande diversidade em dialetos que conhecemos hoje no Brasil. 

A imagem a seguir ilustra os países que atualmente falam a língua portuguesa, para que fique de fácil acesso para você.

Usando esse artigo na sua empresa

Agora no momento final vamos mostrar como toda essa informação pode agregar nos seus negócios. Um dos pontos é saber qual o idioma que se fala no país em que quer investir.

Para ter sucesso, a sua empresa precisa falar o mesmo idioma que seu investimento. Convidamos você a ler nossa publicação e entender como o mercado internacional vê a língua portuguesa.

Além de ter influência sobre o mercado esse artigo também pode auxiliar o seu crescimento empresarial pelo fato de adicionar datas comemorativas no seu calendário de negócios.

Entendendo como funciona a relação do mercado com a língua, acreditamos sim, que dia 05 de novembro pode agregar na sua agenda de postagens de conteúdo ou até mesmo alguma forma de gerar leads.

Para mais informações acesse: 

Ficamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida, e se conhece alguém que ama  comunicação, envia esse artigo pra ela, temos certeza que ela vai amar comemorar essa data.

Leave Your Comment