ABOUT TO REACH

Langue

Entenda a diferença da Revisão e da Adequação

Já se perguntou o qual a diferença da revisão e da adequação?

No nosso post da semana vamos apontar as diferenças e as semelhanças entre essas duas áreas de trabalho.

Para saber mais sobre:
– O que é revisão
– O que é adequação
– Qual a especialidade da Langue

Continue lendo, esse post carrega muita informação e dicas também!

O que é Revisão?

Para falarmos da diferença da revisão e da adequação vamos tratar do significado separa dos dois pontos.

De acordo com os dicionários, revisar é uma releitura de um texto e tem a intenção de alterar alguns pontos caso seja necessário para gerar uma comunicação mais eficaz.

Essa ação demanda do profissional atenção e cautela, pois não é uma simples leitura para checar a escrita, mas é uma leitura para captar o que não foi dito em palavras e trazer a existências o sentimento do autor, a intenção do autor.

De fato, ao revisar o texto não se torna seu, mas se torna uma parte sua, uma parte do seu conhecimento. Revisar é algo profundo, pois não basta só olhar para a gramática, mas também precisa estar a fundo do que o escritor quis colocar ali no texto.

Exige conhecimento não só da gramática e dicionários, mas também o conhecimento humano, um conhecimento que só a comunicação pode te agregar. Uma boa revisão textual não vem de quem a escreve, vem de quem observa a escrita, daquele que estuda.

Por isso, revisar necessita de um estudo das palavras, um estudo na intenção do escritor, é uma busca por palavras certas na parte certa do texto.

Esse feito é tão importante na escrita humana que até mesmo a tecnologia vem usando essa habilidade,como é o caso do Microsoft Word. 

Quem é que nunca escreveu de forma equivocada no seu smart ou qualquer aparelho eletrônico, e o programa sugeriu uma palavra mais coesa para o texto, isso é revisão.

O que é Adequação?

Há quem diga que adequação e revisão são o mesmo trabalho. Embora trabalhem com a mesma linha de raciocínio: analisar um texto. Ambos se diferem na sua funcionalidade.

A função da adequação é não só analisar a gramática, o profissional dessa área também vai dar a devida importância para a sintaxe, a semântica e também o espaço que o texto ocupa, como por exemplo:

  • Plataforma online
  • Mídia social 
  • Livro digital
  • Livro físico

A adequação textual está muito relacionada a alteração de termos, temos o trabalho de encontrar a palavra ideia que se encaixa com o perfil do cliente e colocar em seu texto.

E para essa adequação ser excelente fazemos uma definição de Persona e Tom e Voz antes de qualquer adequação. 

É um trabalho envolvente, pois é necessário que o profissional esteja realmente inserido no contexto do texto. 

Por tanto, temos que a diferença da revisão e da adequação está no contexto. Um revisor não precisa necessariamente estar por dentro do contexto, ele necessita entender o bastante de gramática.

Já na adequação, o profissional necessita entender o contexto textual, para esse feito precisa dominar a interpretação textual, para que assim entenda o lado do escritor e também entender da gramática.

Onde são aplicadas

Como já mencionado, revisão e adequação tem seus diferenciais. Embora ambos trabalham com textos, eles são aplicados de formas diferentes em lugares diferentes.

A revisão vai ser aplicada em textos que buscam uma supervisão na gramática, como trabalhos acadêmicos,ou seja,:

  • Artigo
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 
  • Resenha Crítica
  • Sinopse
  • Resumo

Mais sobre revisão de textos acadêmicos

Já a adequação é mais empregada em trabalhos virtuais, seja eles:

  • Plataformas digitais
  • Mídia Social
  • Livros digitais
  • Sites

E essa diferença no campo de atuação acontece porque a adequação está interligada a estética do texto, se os segmentos estão adequados para o formato da tela, se as palavras estão de acordo com a plataforma.

A verdade é que, para todo tipo de texto existe uma forma de analisar.

Adequação nossa especialidade

Os serviços prestados pela Langue é o de Adequação textual, nós entendemos que  a comunicação eficaz e compreensiva se dá não só por meio gramatical, mas também pela estrutura textual. 

A Langue analisa seu conteúdo de forma com que ele esteja de acordo com o espaço do texto, a sua finalidade e também o efeito que ele vai causar no seu cliente. Nós realizamos um tratamento de texto, adequando seus conteúdos.

Para que a Langue cumpra suas expectativas através desse serviço, nós fazemos uma adequação personalizada, para isso, que se dá em:

  • Definição da Persona:

Esse ponto é a parte chave para o processo seguir adiante. Entendemos que seus clientes seguem uma norma de raciocínio, e para isso, a nossa equipe define o perfil dos seus clientes de acordo com dados que são oferecido pela sua empresa através de uma reunião.

A voz da sua empresa diz muito sobre você, e esse ponto é particular. Não tem como definir o tom da sua empresa em comparação com outras. E sabemos que boa parte do erros comunicacionais das empresas estão porque não tem o tom de voz que os representam.

Para todo efeito de adequação precisamos saber se nosso cliente tem a intenção de através do texto alcançar leads, comunicar seus clientes, realizar novas propostas, enfim, a intenção central do texto.

Todas as adequações textuais realizamos em base do conhecimento linguístico. Nosso time é composto por linguistas por isso, toda a análise é feita através de conceitos lexicais, semânticos, semióticos e outras categorias que o curso de Linguística tem em si.

Esse post fica por aqui, mas convidamos você a nos seguir nas redes sociais, lá colocamos conteúdos objetivo e informativo. 

Também deixamos aqui uma sugestão mais completa sobre o nosso serviço de adequação.

Leave Your Comment