O Copywriting consiste em uma técnica de escrita persuasiva utilizada nos materiais de marketing e divulgação. Seu intuito é chamar a atenção do público leitor para o seu produto ou marca a fim de que ele se torne um potencial cliente.
Esta técnica vem sendo utilizada há séculos com o objetivo de atrair os clientes da melhor maneira possível e se destacar perante os outros anúncios publicitários.
Prender a atenção do seu leitor é sempre necessário, assim o copywriting nos ensina que seu conteúdo tem como objetivo ser cativante ao primeiro olhar. Seja por meio de uma foto, vídeo, texto ou o conjunto desses elementos, o importante é ser interessante e autêntico.
Ao pensar em grandes marcas como Coca Cola, Apple e Nike, é fácil lembrar de elementos marcantes nos comerciais, jingles e slogan icônicos.
Essas marcas são caracterizadas como autoridade no mercado e é por meio de um bom copywriting que esses elementos estão presentes em nossa memória afetiva.
Muitos elementos do copywriting são simples, outros complexos. Contudo, a pergunta inicial deve ser sempre a mesma: quem é meu consumidor ou cliente? Por isso é preciso ter sempre em mente a persona!