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O que é Copywriting?

Entenda o copywriting e suas técnicas para aplicar na estratégia de marketing de sua empresa.

Atualmente, divulgar a sua marca ou o seu produto se tornou mais fácil, certo? 

Podemos contar com diversas ferramentas para nos auxiliar, como blogs e posts nas redes sociais. 

Contudo, assim como você e sua marca estão presentes nestes meios, também se encontram outros milhares de competidores. Com essa vastidão de concorrência no mercado, é necessário reinventar a forma como nos comunicamos com o nosso consumidor.

E qual é a solução para se destacar?

A resposta vem através de uma estratégia de produção de conteúdo chamada copywriting que será abordado no post de hoje! Nele vamos falar sobre:

  • Copywriting, do que se trata?
  • Persona: o elemento principal de qualquer negócio 
  • Escrita persuasiva e a sua função
  • Técnicas de copywriting

Copywriting, do que se trata?

O Copywriting consiste em uma técnica de escrita persuasiva utilizada nos materiais de marketing e divulgação. Seu intuito é chamar a atenção do público leitor para o seu produto ou marca a fim de que ele se torne um potencial cliente.

Esta técnica vem sendo utilizada há séculos com o objetivo de atrair os clientes da melhor maneira possível e se destacar perante os outros anúncios publicitários. 

Prender a atenção do seu leitor é sempre necessário, assim o copywriting nos ensina que seu conteúdo tem como objetivo ser cativante ao primeiro olhar. Seja por meio de uma foto, vídeo, texto ou o conjunto desses elementos, o importante é ser interessante e autêntico.

Ao pensar em grandes marcas como Coca Cola, Apple e Nike, é fácil lembrar de elementos marcantes nos comerciais, jingles e slogan icônicos. 

Essas marcas são caracterizadas como autoridade no mercado e é por meio de um bom copywriting que esses elementos estão presentes em nossa memória afetiva.

Muitos elementos do copywriting são simples, outros complexos. Contudo, a pergunta inicial deve ser sempre a mesma: quem é meu consumidor ou cliente? Por isso é preciso ter sempre em mente a persona!

Persona: o elemento principal de qualquer negócio

No mundo dos negócios é necessário ter sempre em mente quem é o seu cliente e muito se fala sobre público-alvo. Esta base de descrição foi e pode ser usada em muitos casos. 

Mas a Persona é o elemento chave para o desenvolvimento do copywriting e de qualquer estratégia de marketing, algo de destaque no meio digital.

Se trata de um personagem semi-ficcional que representa o seu cliente ideal para um melhor direcionamento da sua comunicação.

Toda empresa precisa ter a sua Persona bem definida e estruturada com base em pesquisas para conseguir traçar um perfil de seu consumidor ideal.  

Vamos deixar algumas dicas de informações necessárias que você e a sua empresa precisam se atentar:

 

  • Nome: Quem é esta Persona? Dados demográficos. 
  • Bibliografia: Quais detalhes você precisa saber sobre a vida dela? 
  • Detalhes sobre a profissão: Qual o tipo de trabalho desta Persona? 
  • Hobbies e interesses: O que esta Persona gosta de fazer e como isto entra em relação com o seu produto?
  • Objetivos: O que esta Persona está em busca e como eu posso ajudá-la?

O seu conteúdo se conecta com o público leitor de maneira emocional e assertiva. Já que é possível ter uma visão prévia de para quem o meu marketing se destina. 

Assim podemos aplicar a escrita persuasiva e certos gatilhos mentais abordados pelo copywriting que vão direto nas emoções, tornando possíveis leitores em clientes. 

Para entender mais sobre o que é a Persona e a importância dela para o desenvolvimento da sua marca. Consulte este artigo onde nós já detalhamos o assunto!

Escrita persuasiva e a sua função

As técnicas de persuasão, quando bem aplicadas dentro do copywriting, levam o leitor a entender melhor sobre as suas próprias dores e dificuldades.

Elas se apresentam como aquelas que entendem a Persona melhor do que ninguém. Fazendo com que o seu produto ou marca sejam a solução perfeita, o melhor caminho!

Em busca de clientes, a persuasão dentro do copywriting engloba todos os elementos de uma publicidade ou propaganda. Não importa a forma de divulgação (foto, vídeo ou texto), cada fator ali presente é importante, desde a escolha das cores até as palavras usadas. 

Para cada escolha feita há por trás técnicas e abordagens específicas de copywriting que auxiliam na aquisição de uma determinada marca. 

Elas influenciam diretamente na nossa tomada de decisão e nos levam adquirir determinado produto quando se relacionam com nossas emoções.

Técnicas de copywriting

Muitas dessas técnicas funcionam de maneira cognitiva. Elas trabalham mecanismos cerebrais que auxiliam na hora da tomada de decisões ou facilitam a leitura dinâmica de um texto. São elas os gatilhos mentais e escaneabilidade.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são as estratégias de copywriting que quando utilizadas de maneira condizente com as dores de sua Persona, auxiliam nas tomadas de decisões. Existem vários deles:

  • Prova Social: mostram a aprovação e referência no mercado como boas notas e avaliações. 

Se o seu produto já foi testado e aprovado no mercado, use as avaliações, notas, as conhecidas 5 estrelas a seu favor. Isso atrai cada vez mais clientes!

  • Autoridade: trazem um especialista ou alguém de referência para demonstrar a autoridade do produto.

Convide antigos clientes para darem depoimentos sobre como alcançaram seus objetivos contratando sua marca. O copywriting ensina que uma boa reputação é fator determinante na escolha de qualquer produto ou serviço.  

  • Escassez: está ligada às promoções e ofertas que afetam diretamente os sentimentos da Persona. É um elemento-chave dentro das estratégias de copywriting que sempre gera bons resultados de venda.

Todos nós já tomamos atitudes rápidas quando vemos as seguintes frases: 

  • Promoção válida por tempo limitado.
  • Últimas unidades.
  • Frete grátis.
  • Reciprocidade: é a relação entre dar e receber gerada entre marca e Persona. As marcas utilizam deste gatilho em seu copywriting para oferecer algo interessante ao cliente. E ele devolve em compras ou informações, dados, assinatura de pacotes e afins.

Grandes empresas como Spotify e Netflix trazem a reciprocidade em seu copywriting com a possibilidade de testar seus conteúdos gratuitamente. Só precisamos cadastrar nossos dados nas plataformas. Após o período de teste, se quiser continuar com o serviço, o cliente já preencheu as informações pessoais necessárias para assinatura e pagamento.

  • Dados e Pesquisas: reforçam a autoridade do seu copywriting e seus argumentos podem despertar os mais diversos sentimentos, sejam positivos ou negativos. 

Sempre traga fontes confiáveis de pesquisa para apontar qualquer dado. Isso constrói a autoridade e confiança da sua marca de maneira indireta também.

  • Storytelling: é o recurso de contar histórias para cativar a Persona a fim de despertar suas emoções e interesse. Aqui no blog temos um artigo explicando mais sobre storytelling que vale a pena conferir.

Sabendo usar com moderação e sabedoria, sua estratégia de copywriting será de qualidade.

Escaneabilidade

Se você chegou até o final deste artigo, nós conseguimos aplicar o conceito de escanealibilidade de maneira agradável aos seus olhos! 

Seguimos esta estratégia de copywriting para apresentar o conteúdo abordado de maneira mais dinâmica. 

Assim você consegue ter acesso a todas as informações do texto dispostas de maneira facilitada para buscar as informações necessárias e garantir uma melhor experiência em nosso blog.

Consegue imaginar um scanner? Pois é, seus olhos tendem a buscar informações de igual maneira quando busca alguma informação.

 Para facilitar sua leitura, recorremos a certas estratégias de copywriting, sendo elas:

  • Título, Intertítulos e Subtítulos
  • Uso de negrito, itálico, sublinhado
  • Parágrafos pequenos e concisos
  • Uso de listas, imagens e gráficos
  • Links complementares

Estes são os principais pontos que um bom copywriting deve conter. De acordo com a sua Persona, escolha aqueles que melhor vão se encaixar e atrair a sua atenção. 

Lembre-se sempre de que nós da Langue também podemos ser a ponte ideal de comunicação entre você e o seu cliente. Nos consulte clicando aqui!

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