ABOUT TO REACH

Langue

Inteligências artificiais são a tendência de 2021?

Carros autónomos, Assistentes Virtuais e Robôs estão entre os principais destaques de Inteligências Artificiais em 2021.

O ano de 2020 foi marcado por grandes mudanças. Nós tivemos que nos acostumar com diferentes cenários e o tão falado “novo normal”.

Mas o que dizer sobre o ano de 2021 e como as Inteligências Artificiais vem dominando nosso cotidiano? É o que você vai descobrir neste artigo. 

O crescimento das Inteligências Artificiais

As Inteligências Artificiais, conhecidas pela sigla IA, estão se destacando cada vez mais. 

Durante muito tempo, este foi um sonho distante e pertencente apenas ao universo cinematográfico. Tenho certeza que você deve lembrar do icônico filme dos anos 2000 dirigido por Steven Spielberg: 

 A.I – Inteligência Artificial.

 

Apesar do enredo um pouco fantasioso, por se tratar de um filme, as Inteligências Artificiais já fazem parte de nossas vidas e não precisamos ir muito longe: A Alexa da Amazon é um exemplo. 

Sim, ela é uma assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial para realizar as ações que os usuários pedem que ela faça. 

Um outro exemplo é o Deepfake, tecnologia que utiliza IA para manipular rostos em imagens, vídeos e até mesmo vozes em conteúdos de formato de áudio

Por que as Inteligências Artificiais são tendências de 2021?

Como vimos, as Inteligências Artificiais têm feito parte de nossa realidade de maneira cada vez mais natural. 

Mas as Inteligências Artificiais também tem várias aplicações e benefícios para o ramo corporativo e empresarial. Os benefícios em adotar e investir em Inteligências Artificiais são muitos, mas separamos os três principais:

  • Automação de atividades. Ao utilizar inteligências artificiais em processos da empresa, é possível treinar a IA para realizar ações repetitivas e burocráticas realizadas por humanos;
  • Maior produtividadeOs colaboradores podem utilizar seu tempo para realizar outras atividades que dependem de mais atenção e mais conhecimento enquanto a IA automatiza os processos mais repetitivos; 
  • Melhora no desempenho. Muitas ações, por serem monótonas, podem não ser realizadas de maneira 100% correta. Por isso, as Inteligências Artificiais podem melhorar o desempenho de atividades automatizadas.

Quanto mais específicas forem as aplicações da IA, maiores são os processos, ações e benefícios que a Inteligência Artificial pode trazer para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre isso, leia o nosso artigo: Assistentes Virtuais, Comunicação e Inteligência Artificial

E quais são as tendências de 2021 quando se trata de Inteligências Artificiais?

Com esses benefícios, fica mais fácil entender porque essa tecnologia tem se destacado, não é mesmo?

Mas quais são as aplicações das Inteligências Artificiais para 2021? Separamos três tendências para você conferir:

Carros Autônomos

Os carros autônomos estão cada vez mais próximos de nossa realidade. A Inteligência Artificial tem permitido criar carros cada vez mais auto suficientes e práticos.

Assim como em qualquer aplicação, as Inteligências Artificiais possuem níveis de automação. E o mesmo se aplica aos carros autônomos, que são separados em 5 níveis.

O 1º nível está relacionado a carros com pouca autonomia e os do nível 5 são 100% autônomos, porém estes ainda não existem no mercado. 

O avanço tem permitido a produção de carros do nível 3. Um exemplo, são os carros da Tesla, que já possuem sistemas que permitem controlar pedais e movimentos por meio de sensores.

Além disso, a Ford já divulgou os planos de lançamento de um sistema autônomo em 2021. Assim como a  Honda, também confirmou a produção de automóveis autônomos do nível 3.

Então poderemos esperar carros mais autônomos chegando no mercado em 2021!

Assistentes Virtuais

Já comentamos sobre a Alexa e como as Inteligências Artificiais estão relacionadas diretamente à assistentes virtuais e pessoais. Mas não precisamos nos limitar ao EchoDot da Amazon para isso. 

Podemos pensar no Google Assistente, Siri, Cortana e o crescimento de assistentes virtuais que muitas empresas têm criado como a Lu da Magazine Luiza, por exemplo. 

E a tendência é que junto com o desenvolvimento de Inteligências Artificiais mais precisas, as assistentes virtuais dominem o mercado digital. 

Uma das empresas líderes em tecnologia, o Gartner, prevê que:

25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais até 2021.

Pensando nisso é que criar a Personalidade do bot é fundamental para que uma assistente virtual tenha destaque e represente a autoridade de uma marca.

Se ficou interessado nesse assunto, sugerimos que leia nosso artigo: Como criar a Personalidade do seu bot

Chatbots

Por último, porém não menos importante, temos os chatbots. Os chatbots são os robôs de mensagem que tem aparecido cada vez mais nos sites que você navega, bem como em mídias de comunicação como Facebook Messenger e WhatsApp.

Junto com a Inteligência Artificial, os chatbots têm tido grande avanço no mundo dos negócios.  

De acordo com um estudo feito pela IBM chamado “O valor da tecnologia de agente virtual”, 

99% das pessoas entrevistadas relataram um aumento na satisfação do cliente ao introduzir assistentes virtuais com Inteligência Artificial. 

E as aplicações de chatbots unidas ao uso de Inteligências Artificiais podem ser utilizadas em diversos setores e em diversos tipos de chatbots também.

Um dos grandes enfoques do mercado está em utilizar chatbots na área de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC.

Mas esse não é o único tipo de aplicação para chatbot! Se quiser saber mais sobre os 07 tipos de chatbot empresariais, clique aqui.

Gostou desse conteúdo? 

Então nos siga em nossas redes sociais para saber mais!

Leave Your Comment