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Chatbot para WhatsApp: Por que integrar seu bot nessa plataforma?

Tendência para 2021, chatbot para WhatsApp está cada vez mais presente na realidade das empresas. Mas quais são os 04 principais benefícios do chatbot para WhatsApp?

O Crescimento de Chatbots

Antes de falarmos de chatbot para WhatsApp, vamos falar de alguns dados interessantes sobre chatbots e assistentes virtuais.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, elaborado pela Mobile Time, traz uma pesquisa realizada com 85 empresas brasileiras desenvolvedoras de bots.

Em 2019, foram desenvolvidos 61 mil bots, um aumento de 662,5% em relação a 2017 e 258,8% em relação a 2018, ano em que a pesquisa foi conduzida pela primeira vez.

Fonte: Take.net

Em outra pesquisa, realizada pela MIT Technology Review e Genesys com 600 executivos de 18 países aponta que:

90% das empresas entrevistadas já utilizam algum tipo de Inteligência Artificial para melhorar a experiência do seu cliente.

 

Já a pesquisa realizada pela empresa Ubisend chamada Chatbot Statistics Cheatsheet, mostra que:

Espera-se um investimento de US $ 4,5 bilhões em chatbots até 2021.

 

E uma das melhores maneiras de utilizar Inteligência Artificial é aplicando o chatbot para WhatsApp. Mas por que o WhatsApp?

WhatsApp como canal de vendas e relacionamento

Muito além de um aplicativo para troca de mensagens instantâneas, o WhatsApp cresceu para mudar a maneira com que as empresas se relacionam com seus clientes. 

Antes, a única maneira de se comunicar com uma marca era por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que, convenhamos, sempre foi muito burocrático e lento, não é mesmo?

Porém, com o WhatsApp, muitas empresas viram a oportunidade de diminuir e automatizar esse processo se aproximando do cliente. E, é claro, criando ações de vendas mais estratégicas e eficazes. 

Você sabia que:

Atualmente o Whatsapp possui cerca de 120 milhões de contas no Brasil? E o WhatsApp Business já alcançou 5 milhões de usuários pelo mundo

Fonte: OBERLO

Desde seu lançamento, a plataforma tem lançado constantes atualizações que facilitam a comunicação e venda de empresas com seus clientes. 

A última atualização recente do WhatsApp Business permite compras no aplicativo! O que é ótimo para tornar o processo de vendas mais rápido, prático e confortável para o usuário. 

Outra novidade é que o WhatsApp Business também disponibilizou recentemente na Índia a opção de pagamentos dentro do próprio aplicativo!

Mas por que você deve começar a se preocupar em um chatbot para WhatsApp?

Chatbot para Whatsapp

A pesquisa realizada pela empresa Ubisend chamada Chatbot Statistics Cheatsheet, mostra que:

35% dos consumidores querem ver mais empresas usando chatbots no atendimento

 

E o que é melhor do que unir essa tecnologia a uma das plataformas mais utilizadas no momento? É por isso que o chatbot para Whatsapp deve fazer parte da lista de prioridades da sua empresa!

Um canal de atendimento simples, direto e prático pode melhorar e muito o relacionamento com o consumidor e aperfeiçoar a experiência do usuário. 

Mas se você ainda está com dúvidas vou te mostrar alguns benefícios em utilizar chatbot para WhatsApp.

Benefícios do chatbot para WhatsApp

Autoridade de marca

O WhatsApp já é um item quase essencial na vida dos brasileiros, por isso que não deve ser nenhuma surpresa descobrir que 98% dos usuários brasileiros de smartphones usam o WhatsApp diariamente.

Então, ao utilizar chatbot para WhatsApp, é possível otimizar os atendimentos dentro de uma plataforma comum aos usuários e melhorar a visibilidade da empresa. 

O chatbot permite atendimentos mais ágeis que ajudam a melhorar a reputação e satisfação da sua marca. O que nos leva ao próximo item.

Maior satisfação dos clientes

Como comentamos, a praticidade está na lista de prioridades de muitas empresas. E o chatbot para WhatsApp permite conversar com a empresa a qualquer hora e a qualquer momento. 

Afinal, uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma revelou que: 

59% dos brasileiros deixam o aplicativo do WhatsApp na tela inicial do smartphone.

 

Sendo assim, o chatbot para WhatsApp permite que sua empresa esteja disponível para o seu consumidor mesmo que não haja uma equipe de atendimento no momento. Assim, você diminui a taxa de reclamações de atendimento que ocorre em muitos canais de atendimento.

Melhor relacionamento com os consumidores

Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box:

O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros

 

Isso significa que é possível criar estratégias de comunicação periódicas que vão além de estratégias de vendas, como enviar conteúdos ricos, informações relevantes e até mesmo entender como melhorar produtos e serviços por meio de um chatbot para WhatsApp.

Um contato mais contínuo permite proximidade entre empresa e cliente possibilitando mais oportunidades de compras.

Aumento de oportunidades de vendas

Apesar das inúmeras possibilidades de utilização de chatbot para WhatsApp, um dos maiores benefícios é aumentar a oportunidade de vendas. Isso porque você consegue adicionar mais um canal de prospecção, por meio do bot. 

O chatbot para WhatsApp permite enviar preços, promoções e muitas outras estratégias que podem aumentar a conversão de ações para compras. Só é preciso definir boas abordagens para que o planejamento seja efetivo. 

E você? Já está pronto para melhorar seus resultados ao implementar um chatbot para WhatsApp?

Então nos siga em nossas redes sociais.

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