ABOUT TO REACH

Langue

O que é um vendedor digital e como aplicá-lo na sua empresa?

Com a crescente das compras on-lines, ter um vendedor digital deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade para as empresas.

A e-commerce Brasil aponta que:

48% dos brasileiros aumentaram a quantidade de compras on-line durante a pandemia em 2020.

 

E cerca de 50 milhões de brasileiros efetuaram suas primeiras compras no ambiente virtual. 

Com a apresentação dos números acima, fica difícil negar a essencialidade do e-commerce hoje em dia. Mas mais do que simplesmente ter uma loja on-line, será necessário pensar em toda a jornada do seu consumidor até o momento de compra. 

E é aí que entra a importância do vendedor digital.

Mas afinal, o que é um vendedor digital?

O que é um vendedor digital?

É um vendedor…e ele é digital. Brincadeira! 

Estamos falando de um bot de atendimento on-line, responsável por auxiliar e atender um cliente durante as compras em seu site.

O vendedor digital precisa ser qualificado e funcional, pronto para te ajudar a qualquer momento do dia. Ele também deve estar presente em todos os seus canais de comunicação virtual. 

Mas cuidado, não atire para todos os lados! Faça um mapeamento de onde encontrar o seu público alvo, quais as principais plataformas usadas por eles. E assim defina onde o vendedor digital deve estar e como deve se portar.

Mantenha os olhos no seu público!

Se a intenção de um vendedor digital é a de auxiliar a jornada do usuário desde o momento de procura, até a pós venda. Então você deve saber exatamente qual o caminho que ele percorre.

Até alguns anos atrás era muito comum que as pessoas procurassem produtos on-line para compararem os preços. Mas hoje, podemos pensar que o e-commerce oferece informações muito mais ricas do que somente o valor de algo. 

As pessoas buscam por recomendações, avaliações, experiências de outros usuários e até mesmo recompensas! 

Manter os olhos no seu público nada mais é do que compreender as principais dificuldades dos usuários e as suas demandas. 

O vendedor digital será a ponte de conexão entre a sua empresa e seu cliente. Por isso ele deve entender e acompanhar todo este caminho do consumidor.

Como aplicar o vendedor digital na sua empresa?

Já falamos bastante aqui sobre a criação de uma persona para todas as ações que forem voltadas ao público da sua empresa. 

Compreender características tais como idade, nível de escolaridade, gênero e interesses de seus compradores irá direcionar seus investimentos para um campo menos abstrato. Com uma comunicação mais direcionada e objetiva, atinge seu público alvo com mais precisão. 

E ao saber para quem você está vendendo, também fica mais fácil criar a personalidade do seu vendedor digital.

Enriqueça seus conteúdos

Não tente apenas vender o seu pão! 

A relação entre o comprador e o vendedor digital deve ser uma via de mão dupla. Mostre que você se importa e quer que o cliente continue com a empresa. 

Para isso, além de produtos, leve informações e enriqueça o seu conteúdo.

Antes de comprar algo, as pessoas gostam de entender aquilo que está sendo vendido. Cabe ao vendedor digital trazer assuntos pertinentes ao ecossistema que o seu site está integrado.

A lei de pareto, no marketing digital cria uma proporção de conteúdos que devem chegar ao consumidor. 80% deste conteúdo deve ser informativo e 20% uma venda direta. 

Porém, muito além de uma fórmula pronta, o vendedor digital deve saber o momento de enviar um e outro. Ele deve entender em qual momento de compra a base de clientes está.

O principal comunicador

O seu vendedor digital deve ser o primeiro e principal comunicador. 87% das compras on-line são abandonadas por mal atendimento. 

Utilize a inteligência artificial ao seu favor e treine-o para conseguir responder questões do usuário. Ter um atendimento humano sempre de prontidão alinhado ao bot também ajudará em casos de problemas ao longo da compra e entrega do serviço.

O segredo é sempre colocar a experiência do usuário acima de tudo, pois será através dela que você irá fidelizar seus clientes e trazer novos. 

Gostou desse conteúdo? Então talvez estes te interessem também!

 

Chatbot para whatsapp: Por que integrar seu bot nessa plataforma?

Como criar a personalidade do seu chatbot?

Como montar script para chatbot?

Leave Your Comment