ABOUT TO REACH

Langue

Canais de comunicação: Otimize seus resultados com chatbots

Canais de comunicação fazem parte da maioria das empresas. Mas será que vale a pena criar vários canais de comunicação para a sua empresa? E se sim, como criar uma estratégia integrada e unificada?

Canais de comunicação

Os canais de comunicação são a ponte entre empresa e consumidor. 

No entanto, muitas empresas ainda enxergam as mídias como simples maneiras de manter o contato com o cliente, estratégias de Marketing básicas.

É claro que os canais de comunicação tem grande poder e importância em estabelecer autoridade de marca, porém cada vez mais essas mídias estão se aprimorando para outras funcionalidades. 

Além de estratégias de engajamento, as mídias estão sendo capazes de proporcionar uma verdadeira Experiência do Usuário com a marca, que vão desde dúvidas e perguntas frequentes até pagamentos e finalização de compras no próprio ambiente.

Mas já que esses canais de comunicação são tão completos, será que você precisa se comunicar utilizando várias mídias?

Estratégia Multicanal vale a pena?

A resposta é simples: depende do seu negócio e do seu serviço.

A presença em diferentes canais de comunicação é muito válida, principalmente quando pensamos que cada vez mais os canais de comunicação estão crescendo e ganhando espaço.

Alguns exemplos são influenciadores digitais, coachs e outras novas ocupações que têm surgido com o Instagram, TikTok e outros.

Com a estratégia multicanal, fica mais fácil “ficar visível” para o seu consumidor.

Porém, antes de mais nada é preciso entender o perfil da sua Persona.

Quanto mais nichado for o público do seu negócio, mais diversas terão de ser suas abordagens e estratégias para conhecer o seu público. Então se pergunte:

Quais são os canais de comunicação onde posso encontrar meus clientes? Linkedin, Facebook, Instagram? 

Caso ainda não tenha isso bem definido, realize uma pesquisa para delimitar e encontrar Insights Comportamentais.

Neste artigo te explicamos direitinho como mapear e construir uma Pesquisa de Comportamento por meio de técnicas de Design Thinking. Então clique aqui!

A partir de uma pesquisa aprofundada, você vai poder compreender se realmente vale a pena investir seu tempo e dinheiro em muitos canais de comunicação, ou se talvez uma ação estratégica direcionada gere mais resultados!

Muitas empresas B2B, possuem público muito específico o que inviabiliza canais de comunicação como mídias sociais.

Sendo assim, optam por conversões em sites, email marketing e outras ações para prospecção de clientes.

Então a melhor estratégia para a sua empresa vai depender do seu público.

Estratégia Omnichannel

Os canais de comunicação são uma grande oportunidade para fidelizar e ganhar novos clientes. Sendo assim, podemos supor que quanto mais canais de comunicação, maiores são as chances de aumentar seus resultados, correto? 

Bom… mais ou menos. Mas vou te explicar um pouco melhor!

Como conversamos anteriormente, as mídias podem ajudar e muito a sua empresa para estreitar a comunicação e o relacionamento entre você e seu consumidor. Mas isso só será  possível se houver uma estratégia realmente efetiva e unificada entre os canais de comunicação.

Por exemplo, imagine que você tenha realizado uma compra pelo aplicativo ou site de uma determinada empresa. E, ao invés de ter que esperar os dias de entrega, esta empresa oferece a opção de retirar o produto na loja.

Tenho certeza que você se sentirá muito mais feliz já que a integração de todos os canais de comunicação da empresa (tanto digitais quanto físicas) é efetiva e ele não tem limitações entre o online e o offline. 

Ao invés de ter que esperar a entrega, você diminui o tempo de espera e consegue ter em mãos um produto mais barato, já que na loja sairia mais caro.

Bom, essa estratégia é o que chamamos de Omnichannel;

Essa abordagem permite:

  • Melhorar as vendas da sua empresa, já que você terá mais aproveitamento da área comercial nos canais de comunicação;
  • Aumentar o processo de fidelização, proporcionando uma experiência única e integrada para o seu usuário;
  • Estabelecer a imagem da sua marca, ao se mostrar engajada com as necessidades do consumidor e próxima do cliente.


Mas como ter mais oportunidades de vendas sem aumentar o time comercial e que seja integrado com os canais de comunicação?

Chatbots para os canais de comunicação

O grande desafio de muitas empresas é aumentar os lucros sem ter que, necessariamente, aumentar os gastos com time e capacitação otimizando o tempo e os recursos disponíveis.

Por isso que os chatbots têm crescido como estratégia para aumentar resultados. 

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots do Brasil aponta que:

O número de chatbots aumentou de 60 mil para 101 mil em apenas um ano, representando um salto de 68%.

Além disso, o estudo aponta que há 24 mil bots atuando no país e cada um conversa com 8 mil usuários únicos e troca 92 mil mensagens por mês.

E, cada vez mais, os bots têm crescido não só em sites e plataformas online, mas também nos canais de comunicação. O Whatsapp, por exemplo, se tornou um dos meios em que há mais bots utilizados por empresas. 

Segundo uma pesquisa do Panorama, em 2020 o WhatsApp se tornou o canal de comunicação mais utilizado para implementação de chatbots, representando 41% das empresas entrevistadas.

Se quiser saber porque o WhatsApp é um dos canais de comunicação que mais se destaca, leia nosso artigo Chatbot para WhatsApp: Por que integrar seu bot nessa plataforma?

Apesar de ser a que tem mais destaque, outros canais de comunicação, como o Facebook Messenger, também está se destacando com o uso de chatbots. E é aqui que entra uma estratégia integrada. 

Por meio do chatbot é possível criar uma estratégia Omnichannel que possibilita:

  • Cruzar dados e informações da jornada de seu usuário de diversas plataformas;
  • Otimizar a experiência do consumidor estando presente em diversos meios de maneira prática e acessível;
  • Aumentar o número de resultados em atendimentos sem precisar aumentar a equipe;
  • Melhorar a produtividade e processos operacionais que podem ser realizados pelo chatbot.

Então o que acha de começar a integrar uma estratégia unindo os canais de comunicação a um chatbot?

Se quiser saber mais sobre os tipos de chatbot e como trabalhar com essa ferramenta é só clicar aqui!

Nos siga em nossas redes sociais:

Leave Your Comment