Como a efetividade do chatbot influencia no fluxo conversacional da sua empresa?
A tecnologia atrelada aos negócios vem se mostrando parte essencial na relação direta com o cliente. Isso porque a tecnologia já permite que uma máquina, como o chatbot, resolva problemas e responda a perguntas simples de maneira mais rápida.
A efetividade do chatbot conclui-se no atendimento rápido e satisfação do cliente, seguindo o caminho feliz para o qual foi criado: suprir dúvidas recorrentes. Porém, não saber usar a ferramenta corretamente pode implicar em problemas, como perder a eficiência do bot e gerar uma experiência ruim para o usuário.
Esse foi o problema detectado na pesquisa feita pela Take, juntamente com Opinion Box. A primeira feita no país, relaciona a comunicação da Empresa X Cliente com a efetividade do chatbot
De acordo com este estudo, 2.022 consumidores de 400 cidades do Brasil foram entrevistados.
67% disseram que preferem conversar com um humano ao invés de conversar com uma máquina. Pois relataram uma trajetória negativa em relação à efetividade do chatbot.
Por isso, é essencial construir corretamente o assistente virtual, de modo que seu progresso não seja afetado. Fugir das muitas estratégias que diminuem a efetividade do chatbot é um bom caminho para seguir.
Neste post, separamos aqui os 5 principais pontos para quem utiliza o chatbot, que merecem a sua atenção e dicas para evitar erros que comprometam a efetividade do chatbot: